Principais efeitos da quimioterapia e radioterapia no tratamento de câncer de mama

Ao receber o diagnóstico de câncer de mama, além da cirurgia, que é um dos tratamentos para a doença, é comum que a mulher passe pela quimioterapia e radioterapia. Contudo, estes tratamentos possuem alguns efeitos colaterais, sendo importante que tanto a paciente, quanto a família, fiquem cientes deles. Mas quais são os efeitos quimio e radio?

Antes de mais nada, é importante destacar que os efeitos podem variar de paciente para paciente, pois, muitos fatores irão influenciar no estado geral da pessoa, entre eles, hábito de vida e estado emocional.

Se faz necessária, no entanto, a compreensão destes efeitos para que assim, seja possível entender o que está acontecendo.

Veja agora quais são os principais efeitos quimio e radio

Efeitos da quimioterapia no corpo

efeitos quimio e radio

A quimioterapia consiste em um tratamento de combate às células cancerígenas que pode ser realizado de maneira oral ou por via intravenosa.

Além disso, é importante destacar que existe a quimioterapia sistêmica, que é injetada diretamente na corrente sanguínea, o que, desta forma, faz com que todas as células cancerígenas sejam destruídas. No entanto, em alguns casos, a medicação também pode ser inserida via líquido espinhal, com indicação comum em cânceres que atingem o pulmão e a medula.

Por ser uma medicação forte – levando em consideração que ela vai matar as células cancerígenas – ela poderá trazer alguns efeitos colaterais, visto que atinge todo o organismo. Assim, é possível sentir após a sua aplicação:

  • Alterações no apetite – em alguns casos, pacientes experimentam o aumento no apetite, contudo, é mais comum que se perca a vontade de comer, principalmente nos dias subsequentes à aplicação;
  • Náuseas e vômitos – outro sintoma muito comum do tratamento;
  • Fadiga – a fadiga acontece principalmente em decorrência da redução dos glóbulos vermelhos durante o tratamento;
  • Infecções – as infecções são um problema muito comum e que acontecem em decorrência da redução de glóbulos brancos no sangue;
  • Perda de cabelos e unhas – uma vez que se afeta todo o organismo , este é um dos primeiros sintomas a serem notados por pacientes;
  • Feridas na boca, hematomas e hemorragia – também são sintomas que podem aparecer.

Efeitos da radioterapia no corpo

radioterapia

Embora ambos os tratamentos tenham como foco combater o câncer, eles agem de maneira diferente no organismo. Assim, é possível fazer um comparativo entre os efeitos quimio e radio. Mas, antes de mais nada, você deve saber como funciona a radioterapia.

Diferentemente da quimio, a radio é aplicada por meio radiações ionizantes que vão ser aplicadas no local onde o tumor está – ou estava- localizado. Então, os seus efeitos costumam aparecer no local.

Assim, é comum que o paciente apresente sintomas diferentes de acordo com a parte do corpo. Veja:

  • Região da cabeça: os sintomas mais comuns são alterações no paladar, dificuldade para engolir, pele da região ressecada e escura, aftas ou feridas na boca;
  • Parte toráxica – que é a região onde se encontra o câncer de mama, quando aplicada aqui, a radio pode ocasionar efeitos como cansaço, perda de pelos no local, coceira, perda de apetite e náuseas;
  • Região pélvica – aqui, os sintomas apresentados são alterações intestinais, perda de pelos na região de aplicação e ardência ao urinar.

É importante destacar que, em ambos os casos, os efeitos colaterais mais incômodos ocorrem apenas durante o tratamento, e desaparecem com o seu fim.