O que você pode esperar da mastologia para os próximos anos

Em se tratando de mastologia, é importante destacar que este ramo é principalmente voltado para o tratamento de câncer de mama. Isso porque a mastologia atua diretamente na avaliação de exames bem como, nos tratamentos para esta doença que, infelizmente, vem crescendo muito nos últimos tempos. Devido a isso, os profissionais da área buscam cada vez mais recursos para oferecer o que há de melhor para os seus pacientes. Então, o que esperar da mastologia nos próximos anos?

O fato é que novas tendências surgem a todo momento, cabendo, portanto, a estes profissionais estudarem e reciclarem seu conhecimento. Isso porque tais atitudes tem como foco não somente a qualificação do trabalho, como também o principal: salvar vidas.

Neste post, você irá entender como a mastologia vem evoluindo e o que é possível esperar desta área em um futuro próximo.

Veja agora: o que esperar da mastologia nos próximos anos

A má notícia

O câncer de mama ainda é uma doença que afeta a vida de milhares de mulheres, além disso a notícia não é animadora.

Isso porque estima-se que até o ano de 2030 os casos da doença dupliquem em todo o mundo. Estes dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Deste modo, a medicina precisa encontrar recursos que possam auxiliar no combate e tratamento da doença.

A boa notícia, no entanto, é que alguns recursos já estão aparecendo, veja quais são!

Mastologia

Especialização em tomossíntese mamária

Mais conhecida como mamografia 3D, a tomossíntese mamária vem se destacando nessa área, pois com uma precisão bem maior do que uma mamografia tradicional, ela tem capacidade de 25 a 40% mais de encontrar tumores em estágios iniciais, o que aumentam as chances de sobrevida da paciente.

Ademais, este é um exame de maior qualidade e que, na maioria das vezes, não precisa de repetição para um diagnóstico.

O exame, contudo, ainda é um complemento à mamografia e ultrassom, uma vez que possui um custo 5 vezes maior que exames como a mamografia tradicional e a ultrassom.

Radioterapia intraoperatória

O tratamento de radioterapia é um recurso muito comum utilizado no combate ao câncer de mama. Contudo esta proposta vai mais além, uma vez que visa aplicar a radioterapia diretamente no tumor, como um recurso intraoperatório.

Vale destacar que essa tecnologia é uma opção para aqueles tipos de tumores de difícil remoção através da cirurgia.

Salienta-se, no entanto, que esse tipo de recurso requer mais estudos para que sua utilização seja segura e eficaz.

A mastologia nos próximos anos estará na atenção básica

mastologia nos próximos anos

Como os serviços de atenção básica são os primeiros a receberem todos os tipos de paciente, não é incomum esperar que a mastologia esteja presente ali.

Deste modo, o processo de identificação e tratamento do câncer de mama se torna muito mais rápido, permitindo um diagnóstico precoce e assim, aumentando as chances de sobrevida da paciente.

Agora que você já sabe o que esperar da mastologia nos próximos anos, então que tal ler este artigo que escrevemos sobre Tabagismo e doenças das mamas para entender como essa prática pode afetar a saúde das suas mamas?