Mundialmente conhecida, a campanha do Outubro Rosa é responsável pela conscientização que salva vidas da fatalidade do câncer de mama. Isso porque, quanto mais se fala sobre a doença, maior o conhecimento das mulheres acerca da prevenção e tratamento.
Mais do que uma simples campanha, o Outubro Rosa colocou um holofote sobre o assunto que há muito vinha sendo tratado como tabu na sociedade, e assim, resultando na desinformação da sociedade, principalmente mulheres.
O artigo de hoje fala sobre a importância do Outubro Rosa e como a campanha ajudou na conscientização que salva vidas ao redor do mundo.
Quando surgiu o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos. No entanto, naquela época apenas alguns estados adotaram a campanha, assim, produzindo ações isoladas sobre o tema.
Porém, algum tempo depois Congresso Americano aprovou a campanha. Dessa forma, o mês de outubro se tornou reconhecido nacionalmente como o mês de conscientização da prevenção contra o câncer de mama.
Juntamente, foi escolhida a cor rosa como símbolo da campanha. Assim sendo, pequenos laços cor de rosa passaram a ser distribuídos durante o mês, tornando- se o maior símbolo da campanha.
A escolha do símbolo foi feita pela Fundação G. Komen for the Cure. Durante a primeira Corrida pela Cura, em 1990, os laços foram distribuídos entre seus corredores, tornando-se popular.
Alguns anos mais tarde a campanha chegaria ao Brasil.
Outubro Rosa: Conscientização que salva vidas
O Outubro Rosa é uma das mais bem sucedidas campanhas de saúde pública no país. Isso porque, antes de se tornar popular por aqui, havia um grande tabu ao redor da doença, tão grande que tornava a palavra “câncer” impronunciável pelas pessoas.
Como esperado, a falta de informações sobre a doença, como preveni-la, diagnosticá-la, tratá-la e etc. acarretaram no aumento de vítimas fatais do câncer de mama, pois, quando diagnosticada a doença já estava em um estágio avançado.
Entretanto, pesquisas comprovam que o diagnóstico precoce da doença aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento, em até 95%.
Portanto, quando se trata do câncer de mama, o tempo é uma peça-chave.
Com a popularização da campanha do Outubro Rosa no país, a informação sobre quais cuidados tomar para prevenir a doença passou a ser mais acessível, e, todo o estigma que envolvia a palavra câncer passou a ser desconstruído.
Assim, entendemos que a campanha do Outubro Rosa foi, e ainda é a responsável pela conscientização que salva vidas ao redor de todo o mundo.
Portanto, vale reforçar que, para se prevenir contra o câncer de mama, é preciso manter sua rotina de consultas e exames em dia, principalmente a mamografia, você deve realizar o exame pelo menos uma vez ao ano.
Outros hábitos também podem te ajudar com a prevenção, como uma alimentação saudável, exercícios, e diminuição do consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
Então, não deixe para depois, comece a se prevenir ainda hoje!