Conheça 10 ideias criativas para implementar a campanha Outubro Rosa na sua empresa

Durante o mês de Outubro ocorre a campanha mundial de prevenção contra o câncer de mama. Nesse período, é comum organizações públicas e privadas aderirem a campanha para conscientizar suas equipes. Assim, implementar o Outubro Rosa na sua empresa se torna necessário.  

A campanha mundialmente conhecida é responsável por salvar milhares de vidas todos os anos, pois, ela normaliza discussões sobre a doença como suas formas de diagnóstico e tratamento, por exemplo.  

Por isso, é importante que o tema seja pauta nos mais variados ambientes, inclusive em corporações. Dessa forma, o artigo de hoje traz 10 ideias criativas de como você pode implementar o Outubro Rosa na sua empresa.  

Outubro Rosa, câncer de mama, campanha, conscientização, prevenção

Como surgiu o Outubro Rosa? 

Atualmente adotada mundialmente, a campanha do Outubro Rosa demorou um tempo para se estabelecer e ganhar a devida importância. Seu início se deu na década de 90, nos Estados Unidos, mas, naquela época, apenas alguns estados aderiram à campanha, assim, não havia um grande apelo nacional. 

No entanto, algum tempo depois a campanha é aprovada pelo Congresso Americano como mês oficial da prevenção contra o câncer de mama. Após isso, a campanha começou a se popularizar pelo país e eventos como, desfiles, corridas, palestras e etc. se tornaram comuns no mês de outubro.  

Inclusive, foi em uma corrida organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure que o famoso laço rosa se tornou o símbolo da campanha. Eles foram distribuídos para os corredores durante o evento em Nova York e desde então são utilizados nos eventos da campanha.  

Entretanto, mesmo com a popularização no país norte-americano, por aqui a campanha demorou para chegar. Foi somente em outubro de 2002 que a cidade de São Paulo aderiu à campanha, iluminando com a cor rosa um de seus principais pontos turísticos, o Obelisco do Ibirapuera.  

Após isso, houveram alguns eventos pontuais pelo país, mas, sem grande interação do público em geral. Entretanto, finalmente, no ano de 2008 a campanha ganha força em diversos estados brasileiros que promovem diversos eventos. Entre eles, ganha mais destaque a iluminação cor de rosa dos pontos turísticos.  

Qual a importância da campanha do Outubro Rosa? 

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum em todo o mundo, estima-se que no Brasil, em média, 60 mil mulheres são diagnosticadas com a doença, e cerca de 13 mil são vítimas fatais.  

Mas, graças à campanha de prevenção, milhares de vidas são salvas todos os anos. Isso porque discutir abertamente sobre o assunto ajudou a quebrar o estigma da doença e fez com que mais mulheres se atentassem aos sintomas da doença. 

O Outubro Rosa reforça a importância da mamografia anual, principal exame utilizado para o rastreamento da doença, e reforça a importância do diagnóstico precoce para o tratamento, já que estudos comprovam que descobrir o tumor ainda no estágio inicial aumenta em até 95% as chances de cura.  

Outubro Rosa, câncer de mama, campanha, conscientização, prevenção

Para isso, alguns cuidados além do exame anual são necessários. É importante manter hábitos de vida saudáveis para que a prevenção ocorra durante os 365 dias do ano.  

Assim, praticar exercícios regularmente, ter uma dieta balanceada e diminuir consideravelmente ou totalmente o consumo de álcool e cigarros é fundamental para manter a saúde.  

Vantagens de aderir o Outubro Rosa na sua empresa  

É comum que muitos considerem a empresa como uma segunda casa, afinal, as pessoas passam grande parte de seus dias no trabalho. Por isso, é necessário que a gestão das empresas se atente a saúde e bem-estar de seus funcionários.  

Investir em ações positivas para os seus funcionários melhora a relação deles com a empresa, e consequentemente, seu desempenho no trabalho. No entanto, é preciso se certificar de que as campanhas sejam realmente eficazes e tenham o engajamento necessário.  

As sugestões de implementação da campanha do Outubro Rosa irão trazer diversos benefícios para a sua equipe. Como por exemplo: 

  • Mais engajamento; 
  • Reduz os níveis de estresse; 
  • Aproximar seus funcionários por meio da empatia; 
  • Humanizar as ações realizadas pela gestão.  

É preciso que você tenha em mente o objetivo da campanha, informar as pessoas sobre o câncer de mama, pois, a informação é o instrumento principal para enfrentar a doença.  

Com isso, deve-se direcionar as campanhas para conscientizar as pessoas sobre a importância de tomar medidas para a prevenção e diagnóstico da doença. Como por exemplo: 

  • Mamografia; 
  • Exames de rotina; 
  • Autoexame; 
  • Hábitos saudáveis. 

10 ideias criativas para implementar a campanha Outubro Rosa na sua empresa 

1 – Decoração cor de rosa  

A decoração com iluminação e adereços cor de rosa já são marca registrada da campanha. Apesar de simples, o apelo visual gera grandes resultados, pois, mesmo inconscientemente, chama a atenção de quem vê para a causa. 

Assim, você pode investir em decorações cor de rosa nos ambientes da empresa, salas, banheiros, refeitórios etc.  

2 – Organize uma corrida 

A corrida é uma maneira de atrair a participação de todos os funcionários, inclusive homens. Além disso, por si só é uma forma de promover a atividade física e a sua importância.  

Distribuir medalhas de participação, por exemplo, irá motivar os funcionários a participarem do evento. E ainda, você poderá organizar uma confraternização após o fim da corrida, assim, promovendo a interação e discussão sobre o assunto. 

3 – Dia de folga para funcionárias  

Muitas mulheres alegam que um dos motivos principais para pularem a mamografia anual é a falta de tempo, já que muitas dessas mulheres precisam se dividir entre o trabalho na empresa e as responsabilidades com sua casa/filhos.  

Disponibilizar um dia de folga para que suas funcionárias possam cuidar da saúde é uma forma empática de demonstrar que a empresa se importa com a saúde delas, e ao mesmo tempo, reforçar a importância do exame para o rastreamento da doença.  

4 – Crie um local de debate sobre o assunto  

Como citado acima, o principal objetivo da campanha é informar as pessoas sobre a doença. Assim, torna-se essencial promover o debate sobre o assunto no ambiente de trabalho.  

Uma alternativa é convidar profissionais da área de saúde para iniciar uma roda de conversa sobre a doença e tirar dúvidas. Além disso, convidar mulheres que venceram a doença para contar suas experiências costuma ter um impacto positivo para quem ouve.  

O ideal é fazer com que as mulheres se sintam à vontade para tirar dúvidas e compartilharem experiências, e isso só será possível se elas estiverem realmente envolvidas na campanha.  

5 – Envie cartas para mulheres com câncer de mama  

A ideia de propor a sua equipe que envie cartas para mulheres que sofrem com a doença irá proporcionar a essas mulheres o apoio necessário nessa fase da vida delas.  

E ainda, fará com que seus funcionários reflitam sobre os reais impactos da doença na vida de uma mulher e a necessidade de se prevenir adequadamente.  

Sua empresa pode fazer uma parceria com algum hospital especializado e ter acesso a uma lista de pacientes. Com isso, pode-se organizar um espaço com papéis e canetas que convidem seus funcionários a redigirem uma carta com palavras de conforto.  

6 – Envolva-se com a causa 

Mais do que decorar o ambiente de trabalho, é importante que a empresa se envolva efetivamente com a causa. Assim, a gestão precisa se organizar e criar ações que resultem em visibilidade para a marca e conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama. 

Uma boa opção é a ajuda de custo para hospitais especializados em combater o câncer de mama e a disponibilização de exames, como a mamografia, para suas funcionárias. Assim, a empresa contribuirá efetivamente para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

7 – Utilize as redes sociais  

As redes sociais são formas eficientes de comunicação. Assim, você pode utilizar as redes sociais da empresa para promover doações a instituições que se dedicam a ajudar a causa.  

Uma outra possibilidade é começar uma campanha para arrecadar dinheiro para comprar lenços que posteriormente serão doados para instituições que ajudam mulheres com a doença.  

Outubro Rosa, câncer de mama, campanha, conscientização, prevenção

8 – Utilize redes de comunicação interna 

Utilizar a comunicação interna, como uma TV ou Rádio corporativa por exemplo, são excelentes formas de promover a campanha dentro do ambiente de trabalho.  

Através desses canais você poderá atualizar os funcionários sobre os próximos eventos, campanhas de arrecadação de dinheiro, e até mesmo convidar suas funcionárias a doarem uma parte de seus cabelos para ajudar na confecção de perucas.  

9 – Convide seus funcionários a se voluntariar  

Também através da comunicação interna você pode divulgar grupos e instituições que precisam de trabalho voluntários, informando os seus funcionários como eles podem participar.  

Vale a pena reforçar a importância dessas instituições para mulheres que precisam de apoio durante essa fase difícil de suas vidas.  

10 – Faça doações para ONG’s que combatem a causa  

Existem diversas ONG’s que se dedicam a promover o apoio e cuidados necessários a mulheres que sofrem com o câncer de mama. No entanto, muitas dessas instituições não contam com um suporte financeiro adequado.  

Assim, ajudando financeiramente essas instituições você estará ajudando diretamente no tratamento de pacientes com a doença. Além disso, você pode ajudar com a doação de outros itens, como alimentos, lenços, produtos de higiene etc.  

Em resumo, essas são as dicas para você implementar a campanha do Outubro Rosa na sua empresa. Agora que você sabe a importância de estabelecer a discussão na sua empresa, reúna a sua equipe responsável e comece já a ajudar na causa.