Você sabe quais são as doenças que o mastologista trata?

Você sabe quais são as doenças que o mastologista trata?

Ao contrário do que muitos pensam o mastologista não trata apenas o câncer de mama, na verdade, há diversos sinais que podem demonstrar que você precisa fazer uma visita ao profissional.

Assim, leia o artigo para entender mais sobre essa especialidade médica e descobrir quais são as doenças que o mastologista trata.

mastologia, câncer de mama, especialidade, mulheres

O que é mastologia?

A senologia, mais popularmente reconhecida como mastologia, é uma especialidade médica que se dedica à saúde das glândulas mamárias. Assim, o mastologista é o profissional que estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita a mama.

Para conseguir especializar-se nessa área , é necessário que o médico conclua residência médica em Cirurgia Geral ou Ginecologia e Obstetrícia, em média por dois ou três anos. Após, deve-se realizar a residência médica em mastologia, que dura em média dois anos.

No Brasil há a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que é a entidade que representa a especialidade e os profissionais em mastologia do país.

Desse modo, entendemos que o mastologista é o médico responsável pela saúde das mamas, portanto, ao notar qualquer alteração nas mamas, é necessária a consulta com um mastologista para obter respostas.

Quais doenças que o mastologista trata?

Sabemos que o mastologista é responsável por identificar e tratar o câncer de mama, no entanto, existem outras doenças que o mastologista trata. Assim, abaixo está a lista com algumas delas:

Nódulos e assimetrias:

Esses são distúrbios que aparecem por causa de mudanças hormonais. Assim sendo, os nódulos são caroços com consistência firme. Por sua vez, a assimetria mamária é quando os seios têm tamanhos diferentes.

Ginecomastias

Essa doença provoca o crescimento anormal dos seios. É comum entre mulheres, no entanto, pode também ocorrer em homens.

Existem uma série de fatores que podem provocar o início do distúrbio, mas entre eles o mais comum são as mudanças hormonais. Desse modo, é comum que a ginecomastia se desenvolva durante a adolescência, quando o corpo enfrenta diversas mudanças.

Mastites

As mastites são inflamações comuns durante o período de amamentação. Elas ocorrem por conta de uma bactéria existente dentro da boca do bebê. Assim, durante a amamentação, a bactéria é transmitida do bebê para o organismo da mãe.

Além de diagnosticar e tratar a inflamação, o mastologista também pode ajudar a mãe quanto à alimentação do bebê, para evitar que a infecção ocorra novamente.

mastologia, câncer de mama, especialidade, mulheres

Quando procurar por um mastologista

Ao notar alguma alteração nas mamas, recomenda-se que independentemente da idade, a paciente procure por um mastologista. Existem profissionais especializados em gêneros, pois assim, podem atender melhor às necessidadesas necessidades dos pacientes.

Além disso, a SBM recomenda que mulheres com mais de 40 anos realizem a mamografia anual e visitemvisite o mastologista anualmente, como prevenção ao câncer de mama.

Em resumo, entendemos a importância do mastologista não só para a saúde-não só da mulher – Portanto, cuide-se, realize a rotina de consultas em dia, e, qualquer mudança anormal dasnas mamas, não hesite em procurar por um profissional.