O câncer na mama pode afetar pessoas do sexo feminino e masculino, com maior incidência em mulheres. Apesar da maioria dos casos serem em mulheres com mais de 40 anos, o tumor de mama em adolescentes também pode ocorrer.
Segundo pesquisas, em cada 100 mulheres com a doença ao menos uma é uma menina entre 13 e 16 anos. Assim, essa ocorrência demonstra como é importante a visita regular ao ginecologista assim que a adolescente entra na puberdade.
Saiba mais sobre como a doença afeta e o que fazer quando surge um tumor de mama em adolescentes.
Tumor de mama é mais agressivo em adolescentes
Embora incomum, os dados mostram que o câncer de mama é ainda mais prejudicial em mulheres mais novas. Isso porque a doença se desenvolve mais depressa, com crescimento mais rápido, especialmente em quem tem propensão genética.
Contudo, ter histórico de câncer de mama ou ovário na família não explica a maior agressividade, dizem especialistas. Porém, a maior parte dos nódulos são benignos e descobertos por acaso, atráves de apalpação das mamas e axilas.
Por esse motivo a importância das consultas médicas para que a adolescente entenda o que é ou não normal no próprio corpo. Descobrir o câncer em estágio inicial é fundamental para a recuperação, já que 30% das jovens com câncer vão a óbito, por falta de resultados da quimioterapia.
Nesse sentido, com o passar do tempo, o organismo não consegue mais combater o câncer como antes. Como resultado, na faixa entre os 20 e 30 anos o índice de casos sobe para 10 em cada 100 mulheres.
Autoexame
Apesar de a mamografia ser para mulheres a partir dos 40 anos – um pouco antes se esta tiver histórico familiar, o autoexame pode ser feito já na adolescência.
Para realizar, fique á frente do espelho e apalpe toda a região do seio, esquerdo e direito. Também inclua a região das axilas e os mamilos. Observe com os braços abaixados e levantados.
Vale ressaltar que o autoexame não substitui a consulta com um especialista. Portanto, a adolescente deve visitar o ginecologista pela primeira vez após a primeira menstruação. É importante avisar ao médico caso constate qualquer alteração nas mamas.
Tratamento do tumor de mama em adolescente
Uma vez que a adolescente tenha câncer de mama, é importante começar o tratamento. Todavia, estes variam de acordo com o nível de desenvolvimento da doença. Podem ser usados métodos como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia, etc.
Existem quatro estágios do tumor de mama, para cada um deles há um tratamento especifico. Assim, os estágios I e II são as fases iniciais da doença, desta forma, geralmente o tratamento consiste em cirurgia para a retirada do tumor ou mastectomia retirada da mama.
Após a cirurgia, a radioterapia pode ser indicada em alguns casos.
Já no estágio III a paciente tem um tumor maior do que 5 cm, porém não localizado. À principio, nesse caso a opção e a quimioterapia para reduzir o tumor, atingindo sucesso nessa fase, o próximo passo é o tratamento com cirurgia e radioterapia.