Certo dia, você está fazendo o autoexame das mamas e se depara com algo que não é comum nelas, pode ser um nódulo, uma secreção, ou até mesmo, seios invertidos, ou então, percebe que o exame de mamografia ou ultrassom das mamas teve alteração. Assim, eis que você recebe do médico a notícia que não queria jamais ouvir: um diagnóstico positivo de câncer de mama.
Neste momento, é como se faltasse o chão embaixo dos pés e é como se sua mente ficasse tonta, como em um sonho. Se você está acompanhada de alguém, esta pessoa, que também se sente perdida neste momento, tenta consolá-la colocando uma das mãos em seus ombros, porém, ela mesma também tenta se acalmar.
Isso acontece todos os dias em algum consultório de mastologia de algum canto do mundo, sendo que esta é uma notícia difícil, inclusive para os médicos. Então, há uma pergunta que não quer calar: o que fazer depois disso?
Entenda mais sobre diagnóstico positivo de câncer de mama e como lidar com a doença
De fato, ninguém quer ouvir de um médico que está doente e que, com certeza, irá passar por alguns, ou até muitos, dias de tratamentos desagradáveis. Contudo, é preciso lidar com a situação de maneira leve e otimista, de modo que seja possível entender que nada está perdido e sim, ainda existe esperança.
Mantenha a calma ao receber diagnóstico positivo de câncer de mama
Um dos primeiros sentimentos que pairam sobre o paciente que recebe o diagnóstico de câncer bem como, sobre a família, é o desespero.
Ninguém está preparado para a morte, tampouco, para a sua possibilidade. Porém, é aí que muitos erram, pois o desespero não leva à nada.
Este então, é um momento de reflexão tanto para a família, quanto para a própria pessoa. É o momento de “digerir” tudo o que está acontecendo, por isso, é importante que ninguém se cobre tanto.
Não pense que será um caminho difícil
Pensar nas dificuldades deste caminho não é algo que realmente faça a diferença. Neste caso, é importante pensar o quão forte o paciente e família são para passar por isso da melhor maneira possível.
Siga tudo o que o médico especialista disser
Ao receber o diagnóstico positivo de câncer de mama, mais do que qualquer coisa, é importante seguir as instruções médicas que dizem respeito à:
- Alimentação;
- Cuidados pré e pós-tratamento;
- Medicações e seus horários.
Não ouça o que outras pessoas (que não entendem sobre o assunto) têm a dizer
Sempre haverá alguém cuja tia, prima, avó ou até mesmo, um amigo distante, recebeu o mesmo diagnóstico e não teve sucesso.
A verdade, no entanto, é que grande parte destas pessoas mal sabem o que dizem, e ao invés de ajudarem, acabam atrapalhando o tratamento. Por isso, é importante que você se afaste deste tipo de pessoa.
Busque estar perto de pessoas otimistas, e que te ofereçam suporte psicológico neste momento. Além disso, não se esqueça de cuidar da sua saúde mental procurando especialistas na área.
Receber um diagnóstico de câncer pode ser uma notícia ruim, mas é importante se manter otimista e acreditar que esta é apenas mais uma fase ruim da sua vida e que logo passará!