Receber o diagnóstico de câncer não é algo fácil. Pois, apesar de muitos não conhecerem de maneira exata como funciona o tratamento, todos sabem que esta doença realmente impõe desafios. Assim, é imprescindível que saúde mental e câncer sejam duas questões que trabalhem de forma conjunta.
Há de se considerar, no entanto, de que existem muitos mitos que pairam sobre a questão, uma vez que se alguns levantamentos sobre as raízes do câncer, como, por exemplo, a falta de perdão, poderiam estar associados à doença. Contudo, nada foi comprovado cientificamente até hoje, pelo menos por enquanto.
Cuidar da saúde mental durante o tratamento de câncer, no entanto, é algo fundamental. E hoje, você vai descobrir neste post o porquê.
Veja aqui a ligação entre saúde mental e câncer
Por que cuidar da saúde mental no tratamento do câncer?
Cuidar da saúde mental, durante o tratamento da doença, não se torna apenas mais um aspecto, mas sim, algo muito importante. Isso porque os transtornos mentais podem se tornar um agravante para a situação, como a depressão, por exemplo.
A ansiedade é outro problema que podem causar crises que afetam o tratamento, causando ainda mais mal estar e desconforto à paciente.
Assim, estes transtornos, além de fazerem com que a paciente se sinta ainda pior, fazem com que ela deixe de ter hábitos de vida saudáveis, o que é muito importante para a sua recuperação.
O otimismo ajuda nesta luta
O otimismo é uma arma em diversas situações, inclusive nesta. De acordo com Scheier e Carver (1985) pesquisas mostram que pessoas otimistas são capazes de lidar com situações estressantes e que realmente são difíceis com confiança e persistência, equilibrando outros sentimentos que possam surgir no meio do caminho.
Além disso, de acordo com Braden (1969), alguns estudos mostram que a autoestima é um fato relevante para o enfrentamento da doença. Deste modo, quando uma pessoa enfrenta uma doença como o câncer de mama, que afeta diretamente nesta percepção, o otimismo também ajuda a manter esse grau elevado. Permitindo que a mulher se sinta competente para enfrentar a doença.
Assim, pode-se concluir que o otimismo é uma arma que pode ser utilizada a favor da mulher.
Como tratar da saúde mental e ser mais otimista durante o tratamento
Embora pareça uma receita milagrosa, nós sabemos que não é tão fácil assim se manter otimista e com a saúde mental em dia durante a descoberta do câncer. Por isso, é importante contar com a ajuda profissional nestes casos. Além do mastologista, que é um especialista na área do câncer de mama, psicólogo e psiquiatras também precisam fazer parte disso, trabalhando de maneira conjunta.
Além disso, a vontade da paciente vai contar muito bem como, o apoio da família. Isso porque ela precisa se sentir confortável neste momento para expor seus medos, fraquejas e desejos, de modo que saiba que não será julgada por isso.
Oferecer um ombro amigo e uma escuta ativa é importante. Então, cabe lembrar que embora a paciente seja a que mais sofra, é importante lembrar que toda a família também sofre, e precisa de cuidados profissionais neste momento para oferecer um suporte adequado.