Mastectomia e reconstrução das mamas são tratamentos cirúrgicos para a retirada da mama diagnosticada com câncer, ou quando a mulher apresenta risco de desenvolver a doença.
Em alguns casos de câncer de mama, é necessário que haja uma cicatrização total, ou realização de alguns exames para a confirmação se foi removida por completo as células malignas.O procedimento pode ser realizado logo após a mastectomia, ou ser realizado por etapas, como a correção gradual da região.
A cada ano, existe o diagnóstico de cerca de 28% novos casos entre as mulheres no país. Isso faz com que ele seja um tipo de tumor mais comum entre toda a população feminina no Brasil. Este assunto é bastante delicado e levanta uma série de dúvidas entre as mulheres. A possibilidade de perder uma das mamas leva ao sentimento de insegurança e medo.
Mastectomia
Cada diagnóstico de câncer possui uma particularidade, assim como, escolhe-se o tratamento também de acordo com cada necessidade de paciente, se será mastectomia e reconstrução da mama em seguida.
Com isso, escolhe-se o seu procedimento em conjunto com o cirurgião plástico e o mastologista. Veja abaixo quando existe a indicação da cirurgia:
- Mastectomia preventiva: é quando a mulher apresenta um risco de desenvolver o câncer de mama;
- É necessária a retirada da mama para complementar o tratamento quimioterápico e radioterápico;
- Para prevenir uma mama, quando a mulher já possui um diagnóstico fechado ;
- Quando a mulher apresenta a carcinoma in situ, ou quando existe a localização do mesmo, ou se descobre precocemente podendo evitar a progressão da doença;
- Quando há o desejo da retirada das mamas, como na mastectomia masculinizada.
Desta forma, é de extrema importância que a mulher consulte com o mastologista anualmente para a realização das avaliações preventivas. Ou sempre que perceber algo diferente, como:
- Presença de caroço;
- Vermelhidão;
- Presença de secreção nos seios.
Tipos de cirurgia
A mastectomia e reconstrução das mamas são procedimentos que requerem análise de mastologista e cirurgião plástico. Ou seja, para cada objetivo da retirada de mama existe uma cirurgia diferente. Veja abaixo:
- Parcial: muito comum, como setorectomia ou quadrantectomia, realiza-se a cirurgia para retirar de um tumor benigno ou nódulo bem como, câncer
- Simples ou total: é a retirada completa da glândula mamária, além disso podendo ou não, incluir a aréola, mamilo e pele.
- Radical: além de retirar a mama, remove-se então todo os gânglios da região axilar.
A mastectomia também tem indicação para homens com câncer de mama, assim a sua cirurgia é da mesma forma que se realiza em mulheres, embora o homem tenha menos glândulas.
Da mesma forma que existem alguns casos que se faz a cirurgia por estética, conhecida como mamoplastia, com o intuito de aumentar, reduzir ou até mesmo melhorar a aparência das mamas.
Pós operatório mastectomia e reconstrução das mamas
É uma cirurgia com cerca de 60 a 90 minutos de duração, sendo utilizada a anestesia geral. Trata-se de uma cirurgia com rápida recuperação, com apenas 1 ou 2 dias de internação, mas vai depender muito do tipo de cirurgia, que pode ser unilateral ou bilateral.
Reconstrução das mamas
Depois da mastectomia , então será necessária a reconstrução das mamas para conseguir recuperar o formato natural dos seios. Em breve, falaremos mais sobre esse assunto!