A dor nas mamas afeta cerca de 70% das mulheres no mundo. Vamos entender as principais causas e quando você deve procurar por orientação médica.
Em primeiro lugar, a dor nas mamas também conhecida por mastalgia é um sintoma muito comum entre as mulheres. Em grande parte dos casos a dor é provocada por intensas alterações hormonais. Essas alterações ocorrem principalmente, durante o ciclo menstrual e na fase da menopausa.
Mas, em alguns casos a mastalgia pode ter relação com alguns fatores mais graves, por exemplo: câncer de mama e a mastite (Inflamação comum que ocorre durante a amamentação). Dessa forma, vamos descobrir as principais causas da dor nas mamas.
Principais causas para a dor nas mamas.
- TPM e Menstruação: Nesse período ocorre uma intensa alteração hormonal. Portanto, acontece nessa fase um aumento da quantidade de progesterona e do estrogênio. Assim, fazendo com que os seios fiquem muito sensíveis e inchem, causando dores.
- Puberdade: A fase da puberdade que geralmente acontece entre os 10 e 14 anos, os seios começam a crescer. Dessa forma, esse crescimento acaba causando leves dores ou desconfortos nas mamas.
- Gravidez: No início ou no fim do período de gestação, os seios ficam muito sensíveis principalmente a região da auréola. Mas, essa sensibilidade não é preocupante ela acontece pela natural produção de leite e aumento das glândulas mamárias.
- Anticoncepcional: Quando a mulher der início ao uso de pílulas anticoncepcionais ou mesmo se ocorrer uma mudança, é normal sentir uma dor leve nas mamas. Entretanto, assim que o corpo se adaptar as pílulas as dores irão desaparecer.
- Cistos nas mamas: Geralmente os cistos nas mamas são benignos e indolores, é comum em mulheres de todas as idades até iniciarem a fase da menopausa. Mas, em alguns casos dependendo do tamanho do cisto e da quantidade pode gerar dor nas mamas.
Mastalgia: Quando devo me preocupar?
A princípio, vimos anteriormente que a dor nas mamas é comum entre as mulheres. Essa dor pode estar presente em todas as fases da vida feminina, desde o início da puberdade até a menopausa.
Mas, é muito importante observar alguns sintomas que podem acompanhar a dor nas mamas, isso irá facilitar a procura rápida por orientação médica como, por exemplo.
- Dor intensa e persistente por mais de 10 dias;
- Febre;
- Secreção saindo dos mamilos, que pode ser clara ou com sangue;
- Pus em uma ou nas duas mamas;
- Vermelhidão;
- Detectar um nódulo durante o auto exame.
Em caso de dor nas mamas, qual médico devo procurar?
O médico responsável em tratar e diagnosticar doenças nas mamas é o Mastologista. Assim, o mais indicado é um acompanhamento regular com esse profissional.
Principalmente após os 35 anos, onde a mulher deve fazer exames de rotina para prevenir e diagnosticar precocemente doenças que podem se desenvolver com o passar dos anos, como por exemplo, o câncer de mama.
Portanto, em caso de dor nas mamas sem motivo aparente ou que essa dor venha acompanhada de um ou mais sintomas procure rapidamente pelo médico Mastologista e evite que um quadro leve se agrave por falta de tratamento.