Procurar fazer tratamento para ansiedade durante o tratamento de câncer de mama é essencial para que você consiga passar por essa fase difícil da melhor forma possível.
Além dessa ansiedade, o medo, o pavor e a preocupação são sentimentos que podem surgir durante o processo de recuperação da doença. Sendo assim, procure um médico para que ele te oriente qual é o melhor tratamento para a sua ansiedade.
Existem algumas atividades e dicas que podem ajudar a controlar melhor o seu estado de inquietação. Mostraremos a seguir algumas delas de como você deve proceder para ter esse autocontrole e se sentir muito mais tranquila.
Saiba mais sobre tratamento para ansiedade durante o tratamento de câncer de mama
Procurar um especialista da área da saúde é a melhor alternativa para conseguir tratar a ansiedade que surge durante o processo de tratamento da sua doença.
Seja através de acompanhamento psicológico ou por remédios indicados pelo seu médico, não hesite em procurar a ajuda de um profissional qualificado para isso.
É essencial que você cuide da sua saúde mental e respeite o momento que está passando, assim você ajudará a diminuir os sintomas da ansiedade, auxiliando, assim, no processo de cura e recuperação do câncer de mama.
Após o diagnóstico dessa doença é comum que a paciente fique preocupada, tensa, nervosa, angustiada, irritada, com dificuldades de concentração e tudo isso traz muita ansiedade também.
Desse modo, conheça algumas dicas sobre o que você pode fazer para controlar esses sentimentos durante o tratamento de câncer.
O que fazer para controlar a ansiedade durante o tratamento de câncer de mama?
Existem algumas dicas para que você consiga controlar melhor a sua ansiedade durante esse tratamento, são elas, por exemplo:
- Invista no seu autoconhecimento;
- Realize atividades que te faça relaxar;
- Procure ajuda emocional;
- Peça apoio de um profissional da área da saúde;
- Converse com alguém sobre a doença;
- Pratique exercícios de respiração;
- Realize atividade física de forma regular;
- Procure fazer musicoterapia.
Controlar a ansiedade durante o tratamento câncer de mama – Invista no seu autoconhecimento
Conhecer a si mesma é essencial para que consiga identificar seus medos e gatilhos que geram essas crises de ansiedade. Desse modo, você conseguirá controlar melhor esses sentimentos contribuindo muito para melhorar seu estado físico e psicológico durante o tratamento.
Controlar a ansiedade durante o tratamento câncer de mama – Realize atividades que te faça relaxar
Há inúmeros exercícios que fazem com que seu corpo e mente fiquem relaxados. As atividades físicas melhores para isso são a corrida, a remada, a caminhada e a pedalada. Caso prefira atividades mais calmas, opte pela yoga, meditação, respiração guiada, entre outros.
Procure ajuda emocional
Não hesite em pedir ajuda para seus amigos, familiares ou pessoas que já tiveram essa experiência. Eles podem ser fundamentais para ajudar a controlar a sua ansiedade.
Você se sentir acolhida e compreendida é muito importante para que tenha mais tranquilidade quando precisar enfrentar o tratamento para curar o seu câncer.
Além disso, você pode procurar grupos de apoio ou ONGs direcionadas para o câncer. Ouvir relatos de pessoas que já estiveram no seu lugar será muito útil para te ajudar a enfrentar tudo de maneira mais segura.
Peça apoio de um profissional da área da saúde
Profissionais especializados podem te ajudar receitando remédios para aliviar a ansiedade fazendo com que fique mais calma. Um acompanhamento psicológico também é de extrema importância para dar um suporte nesse momento difícil.
Converse com alguém sobre a doença
Conversar com alguém sobre tudo o que você está passando trará um alívio muito grande a você. Essa pessoa pode ser tanto um especialista da área de saúde que te traga mais segurança como um amigo que te compreenda. O que importa é que você consiga desabafar da melhor forma possível, seja com alguém da família, um amigo ou até mesmo uma pessoa que já passou pela mesma experiência que você está enfrentando.
Pratique exercícios de respiração
Esse tipo de exercício pode fazer com que você se sinta mais calma. Desse modo, feche os olhos respirando profundamente. Relaxe os ombros e sinta a barriga inflar quando inspirar. Ao expirar tente relaxar os músculos do rosto, ombros e mandíbula. Repita esse exercício sempre que estiver muito ansiosa ou angustiada.
Realize atividade física de forma regular
Consulte seu médico para saber quais atividades físicas pode praticar, escolha a que goste mais e esteja dentro do permitido e a realize regularmente. A caminhada, por exemplo, é um excelente exercício para limpar a mente reduzindo muito seu nível de ansiedade.
Procure fazer musicoterapia
A musicoterapia utiliza sons e música para te auxiliar a expressar suas emoções melhorando, assim, o seu bem-estar físico e emocional.
Ela pode ser realizada com a paciente apenas escutando o musicoterapeuta tocando, ou participando fazendo a música com o terapeuta.
Também é possível que se faça em grupos, com todos os membros tocando algum instrumento em conjunto participando, então, da execução de uma música.
Desse modo, seja sozinha ou em grupo, essa é uma excelente alternativa para ajudar no controle da sua ansiedade.
Conclusão
Procure tratar a sua ansiedade durante o tratamento de câncer de mama, pois será fundamental para te ajudar a passar por isso de uma maneira mais tranquila.
Foram apresentadas acima algumas sugestões de como você pode ficar mais relaxada durante o processo de cura da sua doença. Praticar atividades físicas, musicoterapia, procurar ajuda de amigos e profissionais entre outras dicas são muito importantes para que você além de se sentir melhor ocupe mais o seu tempo.
Dessa maneira, conseguirá evitar pensar muito em tudo de negativo que a doença e o tratamento podem trazer nesse período tão difícil. Seus amigos e familiares são fundamentais para dar apoio nessa fase em que você mais precisa deles.
Caso não tenha êxito com essas sugestões, então, faça uma consulta com seu médico para que ele mostre qual é o melhor tratamento para ansiedade durante o tratamento de câncer de mama.