o que é mastite

Mastite: o que fazer quando isso acontece na amamentação

É muito comum aparecer mastite nas mulheres que estão na fase da amamentação. Acontece principalmente nos primeiros meses, por causa da obturação dos canais onde entra a bactéria através da boca do bebê ou por passar pelo leite. Mas a dúvida é, o que é mastite?

Trata-se de uma inflamação aguda no tecido mamário, os sintomas são: inchaço, dor ou vermelhidão, que pode ser acompanhada por uma infecção, que provoca arrepios e febres. 

Mastite também pode acontecer em qualquer fase da vida da mulher. Além disso, pode ocorrer no homem também, devido à entrada de bactéria na mama, por exemplo, por causa de ferimentos no mamilo. 

O que é mastite

É normal as pessoas terem dúvidas sobre o que é mastite, já que ela aparece muito enquanto as mulheres amamentam. Mas também pode aparecer nos homens e nas mulheres em qualquer etapa da vida.

Sem contar que a mastite acaba afetando apenas uma mama. Os sintomas aparecem muito rápido, sendo em apenas de 2 dias de amamentação. 

O que muitas pessoas não sabem e acabam demorando para buscar tratamento é que quanto mais tarde buscar ajuda, mais grave a infecção fica. Portanto, ela precisa ser tratada logo no início. 

Sintomas que a mastite apresenta 

Mastite

As pessoas muitas das vezes não sabem diferenciar o que é mastite. Por isso, veja quais são os seus sintomas:

  • Mama avermelhada, quente, endurecida e inchada;
  • Dor na mama;
  • Calafrios;
  • Febre de 38°C;
  • Vômitos e náusea;
  • Mal-estar.

Ao apresentar sintomas de mastite é necessário buscar ajuda imediatamente, já que ela pode virar um abcesso mamário, que na maioria das vezes precisa ser drenado no centro cirúrgico sem contar que pode aumentar o risco de infecção generalizada. 

Desse modo, caso suspeite que a mama está com mastite é necessário buscar ajuda médica imediatamente, para realizar o tratamento certo. 

Como saber se realmente é mastite?

A mastite é confirmada através de exames clínicos feitos pelo médico, além do histórico apresentado pela pessoa. Porém, o médico ao suspeitar da infecção, ele pode pedir uma análise da secreção que estiver saindo da mama e também do  leite ou até mesmo de alguma secreção, para constatar a presença de bactérias. 

Mastite na mama

O que causa mastite

A mastite pode estar relacionada a diversos fatores. É muito comum acontecer quando as mulheres estão em fase de amamentação. Então, é muito frequente apresentarem logo após o nascimento do bebê, principalmente se a posição de amamentar for sempre a mesma. 

Além disso, caso a mãe esteja estressada ou cansada, estiver se alimentando mal, usar roupas justas ou se carregar peso, a mastite pode aparecer com mais facilidade. 

No caso dos homens e também de mulheres que não amamentam, o aparecimento de feridas ou cortes no mamilo, podem estar ligados diretamente ao diagnóstico de mastite. Porém, o desenvolvimento da mastite pode ser por causa do envelhecimento de forma natural da mama, isso ocorre principalmente na menopausa. 

Efeito do tratamento

Mastite na amamentação

Ao apresentar mastite precisa-se iniciar imediatamente o tratamento logo nos primeiros sintomas de inflamação e sinais. O médico pode indicar diversos tipos de tratamento, mas depende muito dos sintomas, veja:

  • Tratamento caseiro

O tratamento de mastite feito em casa é de extrema importância para diminuir os sintomas, além de reduzir a inflamação e acelerar na recuperação, recomenda-se o seguinte:

  • Beber 2 litros de líquidos como chá, água de coco ou água;
  • Compressas quentes deve ser feita com frequências na mama ou tomar banho quente; 
  • Massagem com movimento circular na parte afetada. 

Caso a mastite estiver relacionada com a amamentação, o tratamento pode ser o seguinte:

  • Fazer compressas mornas antes de retirar o leite;
  • Amamentar diversas vezes no dia, para evitar o acúmulo de leite na mama afetada;
  • Utilizar sutiã de amamentação justo e firme para impedir a produção de muito leite; 
  • Massagear de forma delicada as mamas antes de amamentar o bebê, para que o leite saia com mais facilidade;
  • Observar se a mama está sendo esvaziada por inteiro ao amamentar;
  • Retirar o leite com bombinha ou manualmente quando o bebê não esvaziar a mama por completo. 

tratamento para mastite

Apesar da mastite provocar muito desconforto e dor, não se indica a interrupção da amamentação, já que o ato de amamentar auxilia no tratamento da mastite, além de trazer diversos benefícios para o bebê, por exemplo, redução de cólicas e alergias. 

Por isso, a importância de continuar amamentando, pois evita a proliferação de bactérias e a retenção do leite. Mas caso a mulher prefira parar com a amamentação, é necessário retirar o leite da mama para trazer alívio aos sintomas. 

  • Remédios

O profissional da saúde pode indicar o uso de medicamentos para o tratamento de mastite, como anti-inflamatórios e analgésicos, por exemplo o Ibuprofeno e Paracetamol, para diminuir a inflamação e aliviar a dor da mama. 

Quando for verificada a presença de bactérias como Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus, o profissional da saúde pode recomendar antibiótico por até 14 dias. 

  • Cirurgia

A cirurgia somente é indicada quando a mama apresenta abscessos. Então, o procedimento cirúrgico é feito para drenar o abscesso. Logo após o procedimento, o médico na maioria das vezes pode indicar o uso de anti-inflamatórios e antibióticos para aliviar o desconforto e a dor, que podem surgir após o procedimento e também para evitar o desenvolvimento de infecção. 

Tem como evitar a mastite

Para as mulheres que estão em fase de amamentação, pode seguir os seguintes passos para reduzir os sintomas de mastite:

Mulher com mastite

  1. Deixar o bebê esvaziar por completo a mama, antes de oferecer a outra e ir alternando as mamadas seguinte;
  2. Esvaziar a mama por completo após a amamentação;
  3. Diversificar a posição das mamadas de modo que o leite seja retirado por completo de todos os segmentos da mama; 
  4. Amamentar com frequência;
  5. Colocar o bebê sempre na posição correta. 
  6. Não use roupas apertadas, opte sempre por peças que consiga sustentar a mama, mas sem criar pressão em excesso. 

Já em outros casos, é de extrema importância tratar as feridas próximas ao mamilo de modo correto, para evitar a entrada de bactéria que podem provocar a mastite. 

Um exemplo é tratar de modo correto as feridas que  pode ter como causa piercings no mamilo.