silicone e câncer de mama

Silicone e câncer de mama: existe relação?

Uma dúvida muito comum entre as mulheres que desejam inserir a prótese de silicone é se existe relação entre esse implante e o câncer de mama. Além disso, outras perguntas, como a possibilidade de realizar a mamografia, são alvo de questionamentos de muitas das pacientes.

Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração que a prótese de silicone pode variar entre diversos materiais e tamanhos. Realiza-se a inserção de silicone apenas após a avaliação precisa de um mastologista, que fará uma indicação de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Vale ressaltar, contudo, que a prótese deve estar dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o silicone e câncer de mama! Será que existe relação? Veja a seguir: 

Existe relação entre silicone e câncer de mama?

Inicialmente, é preciso falar sobre a relação entre câncer de mama e o uso de silicone. Ao longo dos anos, muitos médicos têm estudado sobre a possibilidade de associação entre ambos os casos, contudo, não existem evidências de que o uso de silicone aumenta o risco de desenvolver câncer de mama.

Vale ressaltar, no entanto, que, dentro dessas pesquisas, alguns casos de uso das próteses texturizadas foram avaliados e, embora sejam quadros raros, algumas pacientes usuárias desse silicone desenvolveram um tipo raro de câncer de mama. Trata-se do linfoma de células gigantes anaplásico, um câncer que envolve as células linfáticas.

Sendo assim, indica-se que as pacientes que usarem esse tipo de silicone, façam o acompanhamento frequente com um médico especializado em mastologia. A boa notícia é que o diagnóstico precoce desse câncer possibilita o tratamento adequado e possui grandes chances de cura.

De forma geral, o uso de silicone de maneira adequada é seguro e não causa riscos ao desenvolvimento de câncer de mama. O acompanhamento médico, contudo, deve ser regular.

silicone e câncer de mama

Quem usa silicone pode fazer o exame das mamas?

A resposta é sim! As pacientes que usarem silicone podem realizar a mamografia. Embora a cápsula formada ao redor do implante torne a região mais consistente, e porventura, isso cause alguma dificuldade na hora de realizar o exame, isso não impossibilita o processo. 

Além disso, existem algumas técnicas eficientes para avaliar as mamas para pacientes com prótese de silicone. Outros métodos de avaliação, como ressonância e ultrassom da região podem ajudar a identificar possíveis alterações. 

Como serão necessárias mais imagens, a média é de 8 radiografias para chegar ao resultado ideal, nos casos de pacientes com próteses mamárias. Além disso, utiliza-se a chamada manobra de Eklund para mover a prótese e afastá-la para um lado e para o outro, e, portanto, obter um resultado concreto.

Existem alguns boatos de que a mamografia pode causar o rompimento da prótese de silicone, no entanto, os riscos são mínimos. Avisar ao médico também será importante para que ele saiba conduzir e evitar esses riscos.

Portanto, não se preocupe quanto a isso! Apenas lembre-se de informar a presença de prótese ao médico que realizará o exame e mantenha a visita regular ao mastologista. 

E caso a paciente já tenha tido câncer de mama, poderá colocar a prótese de silicone?

Poderá sim. Inclusive, é muito comum que após ter o câncer de mama, algumas pacientes façam a cirurgia de reconstrução e/ou remodelamento das mamas, principalmente em casos de mastectomia – procedimento de remoção da mama.

Sendo assim, o implante mamário funciona como uma maneira que muitas mulheres encontram de melhorar a autoestima e sentir-se bem consigo mesma. É preciso, no entanto, que cada caso seja avaliado em específico. Caso você tenha tido câncer de mama e tenha vontade de inserir a prótese de silicone, indica-se que, o quanto antes, haja a procura por um mastologista. 

Cuidados que você deve ter com a prótese de silicone mamária no pós-operatório

Após entendermos a relação entre silicone e câncer de mama, já podemos partir para o procedimento. Ao inserir a prótese de silicone, deve-se tomar alguns cuidados importantes. Seguir todas as recomendações médicas é necessário a fim de aumentar a velocidade de cicatrização. Além disso, a ideia é evitar ao máximo os riscos de uma segunda cirurgia para corrigir as alterações.

Veja alguns cuidados importantes no pós-operatório:

Evitar dormir de lado

Sempre que puder, procure dormir com a barriga para cima, a fim de evitar que haja a pressão na região da mama. Uma boa dica é usar travesseiros para reforçar a elevação nas costas. 

Manter o corpo em movimento

No pós-operatório, o repouso é importante, contudo, não deve ser total. A movimentação é necessária para manter a circulação do corpo e a oxigenação do sangue. Lembre-se de realizar movimentos leves. Isso porque, caminhadas bruscas podem proporcionar o efeito reverso. 

Manter acompanhamento de um mastologista

Ainda que, na maioria dos casos, não haja relação entre silicone e câncer de mama, o acompanhamento de um mastologista é fundamental. Esse cuidado deve ser redobrado caso a paciente esteja apresentando dores, inchaço (devido à retenção de líquido na região) ou outros sintomas que indiquem alterações nas mamas. Por isso, atente-se à sua saúde! 

Conclusão

De maneira geral, pode-se concluir que não existe uma relação efetiva entre silicone e câncer de mama – apenas em casos raros e específicos. Por isso, quando feito de forma segura, são mínimas as chances de desenvolvimento da doença. 

Caso, no entanto, uma paciente obtenha câncer de mama após inserir a prótese (mas não por este motivo).

É preciso considerar que há a prótese. Sendo assim, pode ser que haja a necessidade de remoção do implante para realizar o tratamento adequado, principalmente se for importante para maiores chances de cura. 

Em todos os casos, vale ressaltar a importância de procurar regularmente o auxílio médico, incluindo um mastologista, a fim de preservar a saúde e manter a qualidade de vida do paciente. 

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos no nosso blog!