dia internacional da mulher, como tem se cuidado, mastologia, mulher, saúde, cuidados

Dia internacional da mulher: Como você tem se cuidado?

O dia internacional das mulheres, no dia 8 de março, nos convida a refletir sobre a qualidade de vida das mulheres de modo geral. Assim, chegamos ao pensamento, como você tem se cuidado? 

Existem diversas formas de cuidar da sua saúde, pode ser o simples fato de dormir um pouco mais cedo ou começar a se exercitar melhor. O fato é que incluir esses hábitos em sua rotina podem transformar a sua vida. 

No entanto, com a correria do dia a dia é comum que estas práticas fiquem em segundo plano. Por isso, no artigo de hoje você irá refletir sobre como você tem se cuidado e como incluir estes hábitos em sua rotina.  

Dia da mulher

Você tem se cuidado?

Dormir bem

Esse item pode ser muitas vezes deixado de lado, mas a verdade é que uma boa noite de sono é indispensável para quem deseja cuidar melhor da própria saúde. A quantidade de horas que se deve dormir varia de mulher para mulher, mas gira em torno de 6 a 8 horas. 

Algo para se observar é a forma como você acorda, se você se sente sonolenta, cansada, e tem dificuldades para deixar a cama, provavelmente não tem dormido o suficiente.  

Dia das Mulheres

Tomar mais água e consumir menos sal

O que você ingere – ou deixa de ingerir -, influencia diretamente no funcionamento do seu organismo e determina a sua disposição diária. Assim, o excesso de alguns alimentos, como o sal, por exemplo, pode comprometer a sua saúde e colaborar para o aparecimento de sintomas como inchaços pelo corpo.

Isso porque o sal provoca a retenção de líquido o que consequentemente causa a sobrecarga no coração, vasos sanguíneos, rins e pode levar até a hipertensão. 

No entanto, quando você ingere a quantidade adequada de água, você faz com que esse líquido seja eliminado com mais facilidade, melhorando o funcionamento do metabolismo, intestino e atividades celulares em geral. 

Boa alimentação 

Optar por se alimentar com alimentos naturais ou que sejam minimamente processados é um dos pontos centrais para melhorar a sua qualidade de vida. Dessa forma, basta começar fazendo algumas substituições no seu dia a dia, troque o refrigerante por água ou suco natural, por exemplo, ou o salgadinho industrializado por um mix de nozes e etc. 

O importante é aos poucos melhorar os seus hábitos diários, prestando mais atenção naquilo que você consome. 

 Você tem se cuidado: Faça exercícios

você tem se cuidado 

Exercícios físicos não são somente para quem quer emagrecer, inclusive, eles são essenciais para qualquer pessoa que queira ter um corpo saudável e funcional. 

Vale qualquer tipo de exercício para sair do sedentarismo, assim você diminui consideravelmente os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e muito mais, além de ter mais disposição no dia a dia. 

Mantenha o peso adequado para o seu corpo 

Não estamos falando aqui sobre aquela eterna luta com a balança para estar sempre magra. A sua prioridade deve ser se manter dentro do peso ideal para o seu corpo funcionar bem. Isso porque a obesidade e até mesmo o sobrepeso aumentam o risco de doenças como hipertensão, apneia do sono, câncer, AVC, entre outras. 

 

Você tem se cuidado? Não fume

Você certamente já deve ter ouvido falar das diversas complicações que o cigarro pode causar a sua saúde, entre elas estão as doenças cardiovasculares, respiratórias, obstrutivas crônicas, vários tipos de câncer, e ainda resseca a sua pele, enfraquece os cabelos e prejudica o paladar e o olfato.

Além de tudo, o cigarro prejudica a pele, pois a falta de oxigenação colabora para o seu envelhecimento precoce e inibe a produção natural de colágeno e elastina, que são responsáveis por evitar a flacidez.  

As mulheres que fumam têm chances maiores de sofrerem com câncer de colo de útero, menopausa precoce, infertilidade, dismenorréia e etc.

 

Faça check-ups regulares

Grande parte das doenças, quando o diagnóstico é precoce, pode ser mais fácil de tratar, por isso a importância de fazer exames periódicos para checar a sua saúde. 

Esse é um dos maiores atos de amor próprio que você pode ter, cuidar do seu bem estar e ficar sempre alerta para prevenir o desenvolvimento de doenças é extremamente importante. 

Você tem se cuidado? Exercite o amor próprio

Para ter qualquer uma das atitudes citadas acima, em primeiro lugar você precisará olhar para si mesma com mais carinho. Olhe para o espelho, se elogie, escreva em um papel todas as suas qualidades e reconheça aquilo que você tem de melhor. 

Assim como o corpo, a autoestima precisa ser exercitada todos os dias para se tornar forte. A maneira como você enxerga define a forma como você irá se tratar.

A importância do mastologista para saúde da mulher

Entre todos os cuidados citados, não podemos deixar de citar a importância do médico mastologista na vida da mulher. 

Essa especialidade é responsável por estudar, diagnosticar e tratar qualquer condição ligada às mamas, especialmente o câncer de mama. 

Portanto, é de extrema importância que mulheres, principalmente aquelas que já possuem mais de 40 anos façam uma visita ao médico mastologista. Essas consultas devem ocorrer ao menos uma vez por ano.

Vale frisar que a mastologia não trata somente o câncer de mama, e existem diversas outras doenças que podem acometer a mama. 

Em todos os casos, quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura e recuperação total.

Assim sendo, não deixe de observar ao seu corpo, qualquer alteração na mama, como inchaço, caroços, coceira, dor, sensibilidade, secreção ou algo anormal, não hesite em entrar em contato com um mastologista. 

 

Reflexão: Você tem se cuidado?

você tem se cuidado

Contudo, o texto visa trazer a reflexão sobre os cuidados que você tem consigo mesma no seu dia a dia. Além de reforçar a importância de estar a par da sua saúde e tomar providências hoje para que ela não seja afetada no futuro. 

Lembre-se de se tratar com o amor, carinho, respeito e empatia que você trata o seu próximo, afinal, você também merece tudo isso. 

E se você está amamentando, não deixe de conferir este vídeo onde são esclarecidos mitos e verdades sobre essa fase tão importante da saúde da mulher.