Muitas pessoas acabam se submetendo à mastectomia, que é uma cirurgia feita para remover a mama, a maioria dessas pessoas tem uma excelente recuperação. Existem muitas coisas sobre mastectomia que você precisa saber, continue lendo!
A mastectomia existem seus riscos, como qualquer intervenção. Na maioria das vezes os problemas são bem pequenos, mas infelizmente em alguns casos podem ser muito sérios. Por isso, a importância de procurar um tratamento o mais rápido possível.
Nesse artigo, você irá aprender tudo sobre mastectomia, como os sinais de infecção e quais as orientações que devem ser feitas após realizar a cirurgia.
Coisas sobre mastectomia
Atualmente, existem muitas pessoas que ainda apresentam dúvidas sobre mastectomia. Por isso, esse artigo foi desenvolvido para que você possa saber das coisas sobre mastectomia.
Segundo os mastologistas, a mastectomia pode apresentar sinais de infecção que são bastante semelhantes a outros tipos de processos infecciosos de pele ou até mesmo subcutâneo. Veja quais são:
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Pus;
- Piora da dor local;
- Abertura parcial ou local dos pontos.
Além disso, é necessário ficar bastante atento a outros tipos de sintomas sistêmicos e mais intensos, como:
- Queda de pressão;
- Náuseas;
- Febre.
Indica-se também ficar sempre atento à região torácica e a ferida operatória, além de identificar os sinais que a pele apresenta,
O paciente que apresentar suspeita de infecção no pós-operatório, é necessário ir imediatamente ao médico para avaliar o quadro e poder iniciar o tratamento adequado.
Mastectomia
Mastectomia é uma maneira de tratar o câncer de mama. O seu tratamento consiste na retirada da mama e ela pode ser realizada da seguinte forma.
- Quando o estado está avançado é não pode ser feita uma cirurgia conservadora para poupar parte da mama;
- Se a mulher optar por mastectomia à cirurgia conservadora por motivos pessoais;
- E para as mulheres que possuem o risco de desenvolver o câncer novamente na mama, e acabam optando por realizar a mastectomia nas duas mamas.
6 coisas sobre mastectomia e seus tipos de cirurgia
Existem diversos modos de fazer a mastectomia, seja por base do modo que a cirurgia e feita ou pela quantidade de tecido que for removido. Conheça as 6 coisas sobre mastectomia e seus tipos de cirurgia:
-
Mastectomia simples
Na mastectomia simples o cirurgião irá remover toda a mama, até o mamilo, pele e aréola. Em algumas situações será removido até alguns linfonodos axilares. Na maioria dos casos, as mulheres acabam recebendo alta hospitalar rapidamente no dia seguinte da cirurgia.
-
Mastectomia poupadora da pele
Aqui a pele da mama acaba sendo preservada, removendo apenas o tecido mamário, aréola e mamilo.
Geralmente a quantidade de tecido mamário é a mesma na mastectomia simples.
Por isso, muitos médicos recomendam reconstruir a mama com tecido localizado em outras partes do corpo ou implantes. As mulheres acabam preferindo esse tipo de mastectomia, pois conta com a vantagem do tecido cicatricial ser pequeno e a facilidade de reconstruir a mama para parecer natural.
Uma das coisas sobre mastectomia que você precisa saber é que esse tipo de cirurgia não é feita nos casos de tumores maiores ou nos casos em que estão muito próximos da superfície da pele.
Além disso, essa cirurgia oferece o risco como os outros tipos de mastectomia.
-
Mastectomia que poupa o mamilo
Esse tipo de procedimento consegue poupar a pele, mas essa opção só é válida para as mulheres que apresentam um tumor pequeno e que o seu estágio é inicial, que fica bem próxima a parte externa da mama, além de não apresentar sinais da doença perto do mamilo ou na pele.
Então, o tecido mamário é todo removido nesse procedimento, preservando o mamilo e a mama. Além disso, esse tipo de procedimento conta com a reconstrução mamária logo em seguida.
Em muitos casos, o cirurgião acaba removendo o tecido sob a aréola e o mamilo no decorrer da cirurgia, verificando se possui alguma célula cancerígena.
Caso algum tecido seja diagnosticado com câncer, o mamilo acaba sendo removido.
Alguns problemas com essa cirurgia podem aparecer, por exemplo, o mamilo não apresenta um bom suprimento de sangue, fazendo que fique deformado ou murcho.
-
Mastectomia radical e modificada
Esse tipo de mastectomia combina com a cirurgia simples, já que remove os linfonodos axilares.
-
Mastectomia radical
Aqui o cirurgião acaba removendo toda a mama, os músculos peitorais e linfonodos axilares, que ficam atrás da glândula mamária. Nos dias de hoje é muito difícil realizar esse procedimento. Portanto, ela é mais utilizada em casos de tumores maiores e que invadem os músculos peitorais.
-
Mastectomia dupla
Quando a mastectomia é realizada nas duas mamas, ela é denominada dupla ou bilateral. Além disso, esse procedimento acaba sendo considerado como preventivo, no caso de alto risco de desenvolver a doença na outra mama.
Mastectomia e seus 4 cuidados principais nos pós cirurgia
Como toda cirurgia, a mastectomia possui alguns cuidados essenciais. Sendo assim, conheça as 4 coisas sobre mastectomia para que você previne as complicações.
-
Lavagem da região operada
Manter o local bem higienizado é um modo de evitar infecções. Portanto, indica-se lavar o local operado com sabonete e água, fazer a troca do curativo e seguir todas as orientações médicas, principalmente em manter a ferida sempre seca e limpa.
Geralmente, ao trocar o primeiro curativo, não é necessário colocar outro, mas é preciso que o médico avalie cada paciente de modo individual.
-
Cuidados com o dreno
Existem alguns casos em que o paciente precisa usar o dreno mesmo com a alta hospitalar. Ou seja, é necessário utilizar o dreno para poder escoar todo o sangue e líquido que estiver acumulado na região operada.
Por isso, é necessário alguns cuidados específicos, por exemplo, manter o dreno sempre abaixo ao nível da mama e próximo ao corpo, esvaziar com frequência, mas sem deixar o líquido voltar pelo coletor. Para isso, é preciso fechar a trava que fica fixada na mangueira.
-
Evite produtos naturais e pomadas
É contra indicação aplicar produtos naturais ou plantas no local, até mesmo as pomadas, para acelerar a cicatrização ou evitar a infecção.
Além disso, o médico no pós operatório dará as instruções para o paciente seguir corretamente.
-
Outros tipos de cuidados
- Não carregar sacolas e nem bolsas pesadas;
- Evitar tomar sol nos horários de pico;
- Tomar todos os remédios prescritos pelo médico.
Mesmo tomando todos os cuidados, é importante alertar que a infecção no pós-operatório pode acontecer, sendo assim, o paciente precisa ficar sempre atento com todas as alterações que surgirem.
Então, caso apareça algum sintoma, indica-se procurar o médico.