dores, seios, causas, diagnósticos, dores nos seios.

Principais cuidados no pós operatório de mastectomia

Você sabia que a reconstrução mamária é um direito de todas as mulheres com câncer de mama que precisaram passar pela mastectomia? Inclusive, a reconstrução acontece logo após a retirada da mama. 

Além disso, mulheres que possuem planos de saúde também têm o direito de ter a cirurgia reconstrutiva acobertada pelas unidades do plano. 

Abaixo, você pode conferir as leis que determinam esse direito, além de entender melhor sobre o processo de mastectomia. Confira no artigo!

Reconstrução mamária é um direito 

Muitas pessoas não sabem, mas as mulheres que passam pela experiência cirúrgica para o tratamento do câncer de mama e precisam retirar totalmente ou parcialmente a mama, tem direito à reconstrução mamária. 

Isto é, cabe ao Sistema Único de Saúde (SUS), através de unidades públicas ou conveniadas prestar à essas mulheres a cirurgia reconstrutiva de mama, com todas as técnicas e meios necessários para isso, de acordo com o art. 1º e 2º, da Lei n. 9.797, de 6 de maio de 1999.

Ainda que a paciente tenha cobertura de um plano de saúde privado, ela também tem direito a cirurgia de reconstrução mamária pelo SUS, como prevê a Lei art. 1º e 2º, da Lei n. 9.797, de 6 de maio de 1999.

Ou seja, todas as operadoras de saúde devem, por obrigação a prestar serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama por meio das suas unidades. 

Ainda, em 2013 a Lei n° 12.802/2013 declara que o procedimento deve ser realizado imediatamente após a retirada do tumor, caso a paciente tenha condições clínicas e apresentar os requisitos necessários para a realização.

Por último, em 19 de dezembro de 2018 a Lei n° 13770 informa que quando as condições técnicas possibilitarem, a reconstrução mamária deve ser efetuada durante o tempo de tratamento do câncer. 

Em casos em que não há a possibilidade de reconstrução imediata, a paciente deve ser encaminhada para acompanhamento e terá como garantia a realização da cirurgia reconstrutora quando houver as condições necessárias. 

Isso inclui os procedimentos de simetrização da mama contralateral e reconstrução do complexo aréolo-mamilar que integram a cirurgia reconstrutiva. 

O que é reconstrução mamária?

Entenda como funciona o procedimento de reconstrução mamária. 

 

Em resumo, esse tipo de procedimento cirúrgico tem como objetivo principal reconstruir a mama de mulheres que passaram pelo processo de mastectomia. 

Assim, considera-se a forma, aparência e tamanho da mama da paciente, para que dessa forma aumente a autoestima, confiança e qualidade de vida da mulher, que perde auto estima após retirar a mama.

Para esse procedimento existem dois tipos de técnica principais, que são:

Implante: esse tipo de técnica opta por colocar um implante de silicone por baixo da pele, o que proporciona uma aparência natural da mama.

Retalho abdominal: essa outra técnica retira pele e gordura da região abdominal e usa para reconstruir a mama. Em outros casos, pode-se utilizar retalhos das pernas ou costas, caso o tecido da barriga não seja suficiente.

A escolha de qual tipo de reconstrução é feita a partir da discussão com o especialista. Ele irá avaliar as individualidades da paciente, além do tipo de mastectomia e tratamento contra a doença que foram feitos.

É comum que não seja possível preservar os mamilos, durante a mastectomia, assim, a mulher pode optar por reconstruí-lo 2 ou 3 meses após a cirurgia de reconstrução da mama ou optar deixar apenas o volume da mama, com a pele lisa. 

Isso é comum porque o processo de reconstrução dos mamilos é mais delicado e complexo. Por isso  um médico cirurgião com bastante experiência deve realizá-lo.

Quando fazer a reconstrução

O ideal é que a reconstrução seja feita junto a mastectomia, logo após a retirada da mama. Dessa maneira a mulher não precisa passar por um processo de adaptação psicológica com a sua nova imagem. 

Em alguns casos, no entanto, a paciente precisa fazer radiação para completar o seu tratamento, e, nesses casos, a radiação pode atrasar a cicatrização, recomendando-se que adie areconstrução.

Além disso, quando o tumor é muito extenso, é necessário remover uma grande parte da mama e da pele durante a cirurgia. Nesses casos o corpo precisa de mais tempo para se recuperar, assim também recomenda-se atrasar a reconstrução.

Porém, enquanto não é possível realizar a cirurgia de reconstrução, a mulher pode escolher utilizar outras técnicas para se adaptar, como sutiã de enchimento. Assim elas irão a ajudar a ter mais auto estima e confiança consigo mesma. 

Quando a reconstrução mamária não é feita juntamente com a mastectomia, o tempo de espera na fila do SUS pode ser grande. Por isso, se for possível pelas suas condições, opte por fazer os dois procedimentos junto.

Conclusão 

Contudo, imediata ou não a cirurgia de reconstrução mamária é um direito de toda mulher com câncer de mama que tenha passado por uma mastectomia durante o tratamento da doença. 

Assim, esse você deve exigir esse direito ao SUS e demais planos de saúde. Além disso, deve ter o direito de discutir com o seu médico antes qual a melhor técnica para o seu caso. 

Estar ciente disso, portanto, é fundamental para saber obter através do SUS ou acobertadas pelo plano de saúde. Uma vez que o processo de reconstrução mamária é fundamental para conceder satisfação pessoal e dignidade à pessoa humana. 

Principais cuidados no pós operatório de mastectomia

Os cuidados pós mastectomia são essenciais após a cirurgia. Por isso, é preciso estar atenta à cicatrização e outras recomendações gerais para que a recuperação da paciente seja total. O procedimento é fundamental para a o tratamento de algumas pacientes contra o câncer de mama, assim, sua recuperação não deve ser negligenciada.

Dessa forma, separamos abaixo algumas dicas de como  cuidar do local da cirurgia durante o processo de cicatrização e como a paciente deve se comportar durante esse período, o que é ou não indicado. Além disso, você confere quais sinais apontam que é hora de procurar por um hospital.

Confira mais detalhes e as dicas abaixo!

Importância dos cuidados pós mastectomia

Os cuidados pós mastectomia são fundamentais para garantir completa recuperação da paciente. A cirurgia é uma das formas de tratamento do câncer de mama. Assim, ela consiste na retirada total da mama, no entanto a reconstrução pode ser feita juntamente com ela. 

 

Também há a cirurgia conservadora, ou seja, que é a retirada parcial da mama. Para guiar essa escolha são considerados alguns fatores como tamanho e localização do tumor, estágio, número de nódulos na mama e as condições da saúde da paciente. 

 

Em outros casos, o esvaziamento axilar também é necessário e retira-se os linfonodos da região. Os linfonodos são órgãos de defesa do nosso corpo, sendo grandes protetores contra infecções.

Por isso, após esse tipo, é preciso cuidados pós mastectomia específicos, principalmente em relação ao braço do lado da mama operada.

 

Quando é indicada?

Na maioria dos casos, indica-se a mastectomia para mulheres com câncer de mama diagnosticado tardiamente, de maneira que o tumor já tenha avanços significativos. No entanto, a cirurgia pode ser indicada também em casos de:

  • Lúpus ou esclerodermia;
  • Após a paciente realizar a cirurgia conservadora, mas ainda existe ou aparecem sinais da doença;
  • Pacientes que possuem fatores de risco genético, como a mutação do gene BRCA;
  • Câncer de mama inflamatório;
  • Quando a paciente apresenta o risco de desenvolver um segundo câncer de mama.

Cuidados pós mastectomia: cicatrização

Para evitar infecções ou outros tipos de complicações após a sua cirurgia siga os cuidados abaixo:

 

  • Lave as mãos com água corrente e sabão sempre que for manusear a incisão cirúrgica;
  • Mantenha o curativo sempre seco e coberto, até que a pele esteja cicatrizada por completo;
  • Lembre-se de que não se deve molhar a região, para evitar possíveis infecções;
  • Espera a permissão do médico ou enfermeiro para trocar o curativo;
  • Quando for lavar o local da cirurgia, faça o procedimento com água corrente e sabonete neutro, seque a região com uma toalha macia e evite fricção ou pressão sobre;
  • Evite sutiãs e roupas apertadas, use roupas leves e confortáveis.

Cuidados gerais

Além dos cuidados com a cicatrização, existem cuidados gerais com que são fundamentais para a recuperação. Confira:

  • Evite realizar exercícios que exijam muito esforço do braço e ombro enquanto o seu médico não liberar;
  • Não carregue peso com o braço do lado que foi operado, como bolsas ou outros pacotes pesados;
  • Não utilize objetos e roupas que apertem a região, como anéis, relógios, pulseiras e etc; 
  • Faça apenas movimentos leves, que irão aumentar a circulação e a amplitude da mobilidade, assim evita o enrijecimento muscular;
  • Utilize sempre filtro solar e proteja sua pele da exposição ao sol;
  • Proteja-se também de picadas e moridades de insetos e animais, além outras  situações que podem causar ferimentos;
  • Use um barbeador elétrico para remover os pelos axilares;
  • Quando for fazer a unhas, não corte a cutícula com alicate;
  • Utilize apenas desodorantes tipo bastão e sem álcool, evite aerossóis;
  • Tome apenas os medicamentos que o médico receitar.

aumento no volume mamário, mastologista

Quando procurar o hospital?

Após a cirurgia, o médico e especialista que está te acompanhando irá solicitar consultas periódicas, assim ele irá realizar a troca dos curativos.

Entretanto, algumas situações precisam de um cuidado e atenção maior. Como por exemplo, se você notar vermelhidão e inchaço no local onde foi feita a cirurgia, é necessário ir até o hospital.

 

Deve fazer o mesmo caso:

  • Sentir febre ou dor forte no local da cirurgia;
  • Identificar sintomas de infecção, como calor, vermelhidão ou saída de líquido amarelo;
  • Estiver com um dreno de sucção e observar que a cor da secreção ficou vermelho ou com outra tonalidade;
  • Se machucar no braço do lado da mama operada e perceber que a ferida não cicatriza. 
  • Além das recomendações acima, também é importante que você siga à risca todas as recomendações do seu médico.

Conclusão

Em resumo, esses são os cuidados que a paciente deve ter pós mastectomia. A cirurgia  exige o máximo de repouso que você conseguir. Assim, com isso e as dicas acima tudo colabora para que você tenha uma recuperação tranquila.

Apesar disso, não deixe de conversar com o seu médico antes da cirurgia e tirar todas as suas dúvidas, tanto quanto a cirurgia em si como o processo de pós-operatório. Isso porque somente ele conhece todas as individualidades do seu caso, e é a pessoa que saberá te orientar melhor nessa fase.