Muitas pessoas possuem dúvidas de até que idade amamentar os bebês com o leite materno. Um fato é que eles precisam receber somente o leite da mãe até aos seis meses de idade e após isso, ir introduzindo os alimentos.
Nesse período, os bebês não precisam de sucos, chás, água e muito menos outro tipo de leite materno. A amamentação precisa continuar até os 2 anos de vida da criança.
Além disso, amamentar os bebês logo após o nascimento ajuda a reduzir o número de mortalidade neonatal, que pode acontecer até 28° dias de vida.
Até que idade amamentar
O aleitamento materno é de extrema importância para o bebê e para a mãe no pós-parto, pois ajuda nas contrações uterinas e diminui de forma significativa o risco de hemorragia.
Sem contar que a amamentação ajuda a fortalecer o vínculo afetivo entre filho e mãe. Então, as mamães não precisam se preocupar em até que idade amamentar a criança, pois garante saúde para ambos.
De modo geral, os bebês que recebem o leite materno adoecem menos, além de receberem mais nutrientes, quando se compara com aqueles que acabam recebendo outro tipo de alimento.
Usar substitutos do leite produzido pela mãe, por leite de animais ou fórmulas infantis, pode causar risco para a saúde dos bebês. Isso ocorre quando a família não consegue comprar a fórmula certa ou a água para preparar o leite não é totalmente limpa.
A maioria das mães conseguem oferecer leite materno para os bebês. Mas existem aquelas que não têm confiança e precisam de estímulos para amamentar, além do apoio do pai da criança, família e amigos. Organizações femininas, agentes de saúde, empregadores e também a mídia podem oferecer apoio às mamães.
Todas as pessoas precisam ter acesso sobre os benefícios da amamentação. É obrigação do governo manter todas as pessoas informadas.
Aleitamento materno
Sem um pingo de dúvida o leite materno é muito poderoso e os bebês precisam desse alimento. Portanto, ele é considerado o melhor alimento. Além de ser um produto fácil de digestão, ele também promove o melhor desenvolvimento e crescimento. Ele também consegue proteger-se das doenças.
O ambiente pode estar seco e quente, o leite materno consegue suprir todas as necessidades que o bebê precisa de líquidos. Dessa maneira, a água e outros tipos de bebidas não precisam ser fornecidas até o sexto mês de vida dos bebês.
Sendo assim, ao fornecer outro tipo de alimento acaba causando diversas doenças e causa diarreia.
Os recém-nascidos precisam estar perto de suas mamães, além de serem alimentados logo na primeira hora de vida. O primeiro leite materno e o colostro, ele é amarelado e bastante grosso, a mamãe vai produzir nos primeiros dias de vida da criança.
Esse leite é bastante nutritivo e também ajuda a proteger os bebês de infecções. Lembre-se, os bebês não necessitam de outro alimento, enquanto a mãe produz mais leite.
Por isso, a importância de oferecer o leite em livre demanda, pois a amamentação frequente ajuda a mãe a produzir mais leite.
Infelizmente existem algumas mamães que não conseguem amamentar e elas precisam ser ajudadas e encorajadas para começar esse processo. Mas outras já conseguem iniciar a amamentação com sucesso.
Leite materno protege os bebês
As mulheres não precisam se preocupar até que idade amamentar os bebês, pois fornecer o leite materno ajuda os bebês e as crianças a terem mais saúde ficando longe das doenças perigosas. Sem contar que a amamentação ajuda a criar um laço maior entre filho e mãe.
Os bebês a partir dos seis meses, precisam de uma alimentação diversificada, mas sempre mantendo o aleitamento, já que o leite materno vai continuar sendo uma fonte de energia muito importante, cheio de nutrientes e proteínas, como vitamina A e ferro.
Além disso, a mulher que possui a responsabilidade de trabalhar fora pode e deve continuar amamentando as crianças. Esse ato deve ser feito sempre que os dois estiverem juntos. Desse modo, é possível garantir a produção de leite.
Então, a mulher que trabalha fora precisa retirar o leite a cada três horas e conservá-lo num pote limpo, para deixar o filho quando sair de casa.
As mulheres que amamentam precisam receber uma quantidade de líquidos e alimentos maior do que as outras, pois é necessário para produzir o leite com qualidade e quantidade adequada para os bebês.
Os alimentos que elas precisam consumir são frutas, carnes, verduras, miúdos, arroz, feijão, legumes, que possuem vitaminas e nutrientes necessários para a produção de leite.
Também devem ingerir bastante líquidos como água, chás, leite e suco. Fica proibido o consumo de fumo, álcool e drogas, além de medicamentos sem ter sido prescrito pelo médico.
Risco da mulher com HIV em amamentar
A mulher que apresenta HIV possui o risco de transmitir o vírus para a criança durante a sua amamentação. As mulheres que convivem com o HIV/Aids ou que possuem suspeita sobre o vírus, precisam procurar ajuda médica para realizar os exames, receber conselho e orientadas de como devem proceder para evitar que a criança seja contaminada.
A criança que não puder ser alimentada pela mãe que possui o status positivo para HIV, deve tomar fórmula infantil, de modo aconchegante, com carinho e a mesma atenção.
Amamentação por lei
A maioria das mães possuem dúvidas de até que idade amamentar os filhos. O que muitas não sabem é que todas possuem o direito de amamentar, em casa, no trabalho e até mesmo quando são privadas de liberdade, elas têm o direito de alimentar os seus filhos no peito.
Além disso, a amamentação também é um direito das crianças. Portanto, está previsto no artigo 9° do Estatuto da Criança e do Adolescente, e também dever do governo e das instituições dos empregadores garantir boas condições ao aleitamento materno.