consulta mastologista

Você não deve esperar para se consultar com o mastologista

Consultar com o mastologista é tão importante quanto qualquer outra consulta de rotina. Esse profissional da saúde é responsável por cuidar das glândulas mamárias da mulher.

Durante nossa vida, é indicado que sejam feitas consultas médicas com especialistas. Pelo menos uma vez ao ano para averiguar nossas condições de saúde.

No caso do mastologista, as consultas devem se iniciar para as mulheres a partir dos 35 anos de idade. Mas para algumas mulheres essa consulta pode ocorrer em qualquer outro período da vida. Ou seja, até antes mesmo da idade recomendada.

No entanto, algumas mulheres e até homens, muitas vezes não sabem quando procurar e qual é a finalidade do profissional mastologista. Pensando nisso, vamos dar orientações e explicar tudo sobre o profissional mastologista.

O que é a mastologia?

Essa é uma especialidade médica voltada e especializada nos cuidados das glândulas mamárias. O profissional mastologista é então responsável pelo diagnóstico, estudo, tratamento e reabilitação de problemas das mamas.

Ou seja, ele é o especialista que deve ser procurado para orientar ou tratar qualquer doença que possa existir nesse local do corpo humano.

Então uma das partes mais afetadas por células cancerígenas, são as glândulas mamárias. Por conta de ser muito comum, é fácil encontrar especialistas na rede de saúde pública e em clínicas particulares.

O fato do câncer de mama ser muito comum entre as mulheres, normalmente são elas que têm mais contato com esse tipo de especialista.

Quando é recomendado consultar com o mastologista?

Retrato do jovem médico segurando o estetoscópio Foto gratuita

Esse autoexame tem como finalidade procurar nódulos, massas ou qualquer outra anormalidade nos seios femininos.

Também há mulheres que costumam fazer o autoexame durante o banho quando estão com o corpo ensaboado. Assim fica mais fácil deslizar os dedos e mão pelos seios.

No entanto, o autoexame deve ser feito em todas as idades a partir da primeira menstruação da menina.

Porém, essa condição e tipo de câncer não afeta somente as mulheres, apesar delas serem a maioria acometidas por essa doença. É fato que uma minoria de homens tem a possibilidade de ter a doença também. São poucas chances mas existe.

A qualquer sinal de cistos ou infecções nas mamas, é recomendado procurar um mastologista. Afinal essa doença pode acometer homens e mulheres é sempre prudente se consultar para esclarecer duvidas.

Quais são os exames e procedimentos?

As mulheres acima dos 35 anos devem dar início ao exame preventivo anual, a fim de se prevenir do câncer de mama, e também se consultar com o mastologista.

Na consulta o especialista realiza diversos procedimentos e análises, esses realizados para atestar a saúde da mama da mulher. Esses exames podem ser:

  • Mamografia;
  • Ultrassonografia;
  • Ressonância magnética das mamas;
  • Biópsia ou punção mamária.

A análise será requisitada pelo especialista durante a consulta. No entanto, lembrando que nem todos os exames serão obrigatórios, somente os que o mastologista achar necessário.

Quando a mulher deve se consultar com mastologista?

Mãos da médica irreconhecível, escrevendo no formulário e digitando no teclado do laptop Foto gratuita

Mulheres que tenham acima de 35 anos ou que apresentem sintomas independente da idade, em algumas situações pode acontecer de realizar alguma visita ao especialista antes da idade recomendada.

As mulheres do grupo de risco acima dos 40 anos, com histórico de câncer na família, com menstruação precoce ou muito tardia. No entanto esses casos devem sempre procurar o acompanhamento mais cedo.

Diferentemente do que muitos pensam, a consulta ao mastologista por si só  também ajuda a prevenir o câncer e outras doenças. Veja algumas que podem existir na mama:

  • Assimetrias;
  • Nódulo;
  • Mastite; ou seja, a inflamação por bactérias;
  • Ginecomastias, ou seja, o crescimento anormal da mama masculina, (homens).

Existem casos que o ideal é procurar um especialista e consultar com o mastologista para que ele possa dar o diagnóstico correto.

Como é a consulta com o mastologista?

Uma consulta com o mastologista começa como qualquer outra. Para conhecer a paciente, em primeiro instante o especialista começa com uma conversa, nesse momento você deverá contar tudo sobre seus hábitos e histórico de saúde.

Funciona como se fosse uma entrevista, para o médico saber mais sobre seu quadro de saúde. Neste momento, não se esqueça de contar sobre suas queixas e sintomas.

O ideal é que o paciente tire todas as suas dúvidas possíveis com o profissional, e informe o que achar importante, especialmente se a consulta for por motivo de alguma anormalidade do seio.

Logo após o exame físico realizado pelo especialista nas mamas, caso haja necessidade o médico solicitará alguns exames para a paciente. Por tanto esses servem para averiguar se existe algum problema que não foi detectado previamente pelo mastologista.

Quais são os exames que o mastologista solicita para o paciente?

Entre os exames mais comuns está a mamografia, seguida pelo ultrassom e a ressonância magnética. No caso desses exames apresentarem alguma alteração, o mastologista pode pedir uma punção ou biópsia para ter certeza do diagnóstico.

Ao consultar com o mastologista e esse tiver o resultado dos exames, e chegar a um diagnóstico, o paciente pode começar o tratamento imediatamente.

 Também são prescritas quimioterapia ou radioterapia, em alguns caso a remoção cirúrgica é indicada. O acompanhamento com o medico é importante para garantir a eficácia do tratamento.

Como na maioria das doenças, a prevenção e o acompanhamento continua sendo a maneira mais eficaz. Por isso comece a prevenção com o autoexame logo após a primeira menstruação.

Por fim, também procure um médico mastologista anualmente depois dos 35 anos para realizar exames preventivos. Prevenir continua sendo a melhor opção!

Não se esqueça, além disso, de conferir também  Amamentar protege do câncer de mama?