Amamentar com silicone nos seios é uma dúvida muito frequente entre as mulheres que desejam colocar silicone, ou aos que já tem, e desejam ser mães.
A cirurgia é muito comum, ela é realizada principalmente entre as mulheres. E também tem diversas finalidades, seja para fins estéticos ou até mesmo para saúde.
Até que ponto o silicone ou a mastopexia podem atrapalhar a amamentação? Vamos tirar suas dívidas, e também explicar um pouco mais sobre esses procedimentos e se eles interferem no aleitamento. Confira a seguir.
Mastopexia é uma cirurgia
Mastopexia é uma cirurgia estética para levantar os seios, ela é sempre realizada por especialistas, como o cirurgião plástico.
Os seios desde a puberdade sofrem alterações, essas causadas pelos hormônios, o uso de anticoncepcionais orais, gravidez, amamentação e sobrepeso. Por isso com o tempo e com idade os seios alteram o seu aspecto e formato.
Eles também podem ficar mais caídos, assim a cirurgia permite que seja posicionado em uma posição mais alta evitando assim que continuem caídos.
Muitas vezes a simples colocação de silicone também pode resolver. Esse procedimento pode solucionar o problema estético, colocando uma prótese de tamanho médio ou grande, o especialista vai indicar a melhor para cada caso.
Esse tipo de cirurgia plástica é feito sem utilizar silicone, pois ela é feita somente para corrigir a flacidez. No entanto, quando a mama da mulher é muito pequena, ela pode optar por avaliar junto ao médico a possibilidade de colocar silicone.
Esse tipo de procedimento é chamado de mastopexia com prótese, ela também é usada por mulheres que pretendem aumentar o tamanho dos seios. Assim criando uma silhueta mais preenchida e mais harmoniosa.
Porém, no caso da paciente colocar uma prótese muito grande essa cirurgia deve ser feita até três meses antes. Assim para garantir que o tamanho da prótese não afete o resultado final.
Ao longo do tempo, esses procedimentos têm sido feitos em conjunto, e também gerado muitas dúvidas entre as mulheres. Assim, uma delas é: eu posso amamentar com silicone nos seios ou após a cirurgia?
Como devo me preparar para cirurgia?
Se preparar muito bem para tal procedimento é muito importante, para o pós cirúrgicos e também durante a realização da cirurgia. Afinal, todo procedimento pode oferecer riscos.
Esse preparo inclui:
- Evitar fumar durante 4 a 5 semanas;
- Não ingerir bebida alcoólicas anteriormente a cirurgia;
- Estar em jejum por 8 horas;
- Não usar acessórios como brincos ou anéis durante a cirurgia;
- Além de informar ao médico cirurgião se está usando algum medicamento como por exemplo anti-inflamatórios.
Além disso é muito importante levar para o hospital todos os exames que o cirurgião plástico solicitar.
Como é a recuperação, será que posso amamentar com silicone nos seios
A recuperação geralmente é rápida e tranquila, no entanto é possível sentir um leve desconforto. Esse desconforto é normal, também a sensação de peso ou alteração de sensibilidade dos seios, tudo isso devido a anestesia.
Algumas recomendações:
- Evitar esforços nos primeiros dias;
- Usar sutiã pós cirúrgicos por 30 dias;
- Proibido fazer movimentos bruscos com o braço;
- Deitar de lado ou de bruços;
- Elevar as mãos ou braços acima da cabeça;
- Evitar atividades físicas por no mínimo 15 dias.
A recuperação será rápida e sem complicações seguindo as orientações do medico cirurgião.
Antes de amamentar é possível realizar a cirurgia?
É possível sim, tanto na mastopexia quanto na mamoplastia. Porém é muito importante usar sutiãs durante toda a gestação a fim de evitar uma nova queda ou flacidez.
A técnica cirúrgica usada pode preservar as glândulas mamárias suficientes para produzir leite depois.
Porém, vale ressaltar que se você deseja engravidar em um período próximo, é bom adiar a cirurgia para o fim da amamentação. A finalidade é evitar a perda de parte do resultado cirúrgico alcançado.
Mulheres que têm silicone podem amamentar?
Normalmente mulheres podem amamentar com silicone. O implante em si geralmente não impede o aleitamento materno.
No entanto, o problema pode ocorrer no tipo de cirurgia realizada nos seios. Por exemplo, local de corte e a região onde o implante é colocado.
Dependendo do procedimento pode ocorrer algum efeito sobre a produção e escoamento do leite materno. Mulheres com prótese de silicone podem amamentar seguindo sempre alguns cuidados.
A prótese de silicone não altera a glândula responsável pela produção do leite materno. Contudo, algumas cirurgias podem ser mais evasiva, aí sim podem lesionar alguns ductos.
Qualquer cirurgia que envolve alterações ao redor da aréola acaba cortando a glândula mamária ao meio. Mas mesmo assim grande parte dela fica preservada.
É por esse motivo que os médicos recomendam que as mulheres que querem colocar prótese de silicone, e ao mesmo tempo desejam ter filhos, devem conversar com o cirurgião antes.
Pois devem ter certeza que a técnica utilizada seja compatível com o aleitamento materno da criança.
Após a amamentação o silicone pode cair?
Amamentar com silicone nos seios é mais normal do que se imagina, afinal já vimos que ele não impede a amamentação. Mas e aí, ele pode cair com o aleitamento?
É normal que a pele das mamas fique flácida após o aleitamento materno, esse é um processo natural. Pois as glândulas se enchem de leite e esticam a pele e ao final do aleitamento elas secam, deixando assim a pele mais flácida.
Com o silicone não é tão diferente, algumas próteses colocadas atrás do músculo da mama cedem menos, e outras técnicas utilizadas cedem mais.
Embora a mulher tenha a opção de colocar outra prótese ou retirar a pele flácida após o período de lactação.
Esse procedimento não é obrigatório, mas o ideal é sempre conversar com o cirurgião plástico.
Por fim, sempre busque orientações com profissionais legalizados para tais cirurgias, a fim de preservar a sua saúde e a do seu bebe.
Confira também o vídeo sobre Amamentar protege do câncer de mama?