O câncer de mama é o segundo tumor mais recorrente entre as mulheres, e, gradualmente, o número de casos aumenta todos os anos. Com isso, torna-se importante o diagnóstico precoce e tratamento imediato para aumentar as chances de cura.
Para estimular a prevenção, foi criada na década de 90 a campanha do Outubro Rosa, que reforça a importância das mulheres fazerem a mamografia anual, principal exame utilizado para detectar o tumor.
Para entender melhor a importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato, e como o Outubro Rosa ajuda a salvar vidas todos os anos, continue a leitura do artigo.
Importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato
O câncer de mama é ocasionado pela multiplicação de células anormais na região. Alguns casos evoluem de forma rápida, outros nem tanto, mas uma coisa é certa: quanto mais cedo diagnosticar a doença, maior as chances de cura.
Isso porque, quando diagnosticada no início, o médico pode logo desenvolver um plano de tratamento imediato, que varia de acordo com cada caso. Mas, geralmente, implica em cirurgia para retirada do tumor e tratamento complementar com radioterapia ou quimioterapia venosa ou oral, utilização de anticorpos monoclonais e até medicação que atue contra a atuação dos hormônios.
Assim, segundo pesquisas, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato pode aumentar as chances de cura em até 95%.
Como o Outubro Rosa ajuda com isso?
Criada em 1990, nos Estados Unidos, a campanha do Outubro Rosa só chegou ao Brasil em 2002, mais de uma década depois. No entanto, hoje em dia se espalhou por todo o país e é de extrema importância para conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de mama.
Assim, desde 2008 vários pontos turísticos do país iluminam com a cor de rosa. Há também divulgação na mídia, através da distribuição de panfletos, campanhas em hospitais públicos e privados, e diversas outras ações com o intuito de conscientizar mulheres.
O principal método para o diagnóstico do câncer de mama é a mamografia. Assim, indica-se o exame pelo menos uma vez ao ano para mulheres com mais de 40 anos ou mulheres com histórico de câncer de mama na família.
Antigamente, por conta do estigma e da falta de informações sobre a doença, muitas mulheres desenvolvem o câncer de mama, mas, não chegavam a diagnosticá-lo e tratá-lo, assim, eram vítimas fatais da doença.
Agora, a campanha do Outubro Rosa ajuda a trazer à tona o assunto como discussão na sociedade. Cada vez mais mulheres se tornam conscientes sobre a importância de fazer o exame anual e cuidar da saúde ao longo do ano como forma de prevenção, consequentemente, salvando mais vidas.
Sinais do câncer de mama
Ainda que não substitua a consulta com um profissional, o autoexame pode ajudar a mulher a encontrar alguma anormalidade em suas mamas. Portanto, se você encontrar alguma alteração, como por exemplo:
- Nódulo fixo e indolor;
- Pele da mama avermelhada;
- Nódulos na axila e/ou no pescoço;
- Alterações no mamilo.
Não hesite em procurar por um médico. E, lembre-se de sempre fazer a mamografia ao menos uma vez por ano.