Sabemos da importância do aleitamento materno para a saúde do bebê. Ele ajuda a prevenir diversas doenças além de aumentar a conexão entre o recém-nascido e sua mãe. No entanto, os benefícios da amamentação não são só para as crianças.
Para a mãe, além de ser uma experiência única, a amamentação oferece várias vantagens. Como por exemplo, prevenir contra o câncer de mama/ovários, contra a depressão pós-parto, e ainda recebe durante a mamada o “hormônio do carinho”.
Se você quer saber mais sobre os benefícios da amamentação para as mamães, continue a leitura e se surpreenda!
Benefícios da amamentação
1 – Criar vinculo com o bebê
Na hora da mamada é importante manter contato com o seu bebê. Assim, conversar, observar, estar presente irá fortalecer o seu vinculo com seu filho. Saiba aproveitar esse momento único, que é enriquecedor para ambas as parte, deste modo evite se distrair com celulares, tablet, ou televisão.
2 – Liberar ocitocina é um beneficio da amamentação
O esse hormônio é conhecido como ocitocina. É ele o responsável pela contração do útero, quando se está amamentando ele é liberado com mais frequência. Dessa forma, o útero reduz de tamanho, libera a placenta e diminui o sangramento pós-parto, e por sua vez, diminui as chances de anemia.
3 – Perder peso é um beneficio da amamentação
Apesar da amamentação despertar a fome das mães, esse processo também é responsável pela perda de peso. É comum ganhar peso extra durante a gravidez e o período de amamentação é importante para você voltar ao peso para o seu corpo.
Isso porque, quando o bebê ainda se alimenta exclusivamente com a amamentação, as calorias que ingere vêm do leite materno, assim, a mãe pode perder até 800 calorias por dia. Além disso, esse processo reduz o risco de diabetes e controla os índices de açúcar no sangue.
4 – Produz o “hormônio do carinho”
O “hormônio do carinho” mais conhecido como prolactina é produzido durante a mamada e é responsável por causa uma sensação pacifica na mãe. Assim, ele ajuda na hora de se concentrar no momento de amamentar o seu filho.
5 – Amamentação ajuda na taxa de natalidade
Isso porque o aleitamento materno atrasa o período menstrual da mãe, o que deve ajudar a prolongar o tempo entre uma nova gestação. Assim sendo, a amamentação exclusiva pode servir como uma forma natural de contracepção.
6 – Evita doenças
Além de todas as vantagens citadas acima, os benefícios da amamentação para a mãe também incluem a prevenção de doenças, como por exemplo, doenças cardiovasculares, osteoporose, infarto, etc.
7 – Leite materno é mais acessível
Essa é uma vantagem diretamente ligada ao bolso, pois, por se produzir no corpo da mãe, o leite materno se torna muito mais acessível do que as fórmulas encontradas nos supermercados. Além disso, apenas o leite materno oferece o valor nutritivo necessário para o recém-nascido.
8 – Mais praticidade
Produzir o alimento do seu filho te permite andar pelos lugares sem a necessidade de carregar diversos equipamento para a amamentação. Além de ajudar com o meio ambiente, pois você não precisará descartar mamadeiras ou fórmulas por ai.