Como enfrentar as dificuldades iniciais da amamentação?

A amamentação é fundamental a saúde do bebê, pois é a responsável por fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no desenvolvimento.

Dessa forma, as vantagens para a criança são muitas, mas em alguns casos mães de primeira viagem podem encontrar dificuldades na hora de amamentar. Pensando nisso, o post de hoje trás algumas recomendações para te ajudar a enfrentar as dificuldades iniciais da amamentação.

Vantagens da amamentação

O aleitamento materno é essencial para a formação do bebê, isso porque é através do leite da mãe que o recém-nascido recebe a água e os nutrientes para sua alimentação. Além disso, o leite materno também é responsável pelo transporte de anticorpos da mãe para o bebê.

Assim, especialistas indicam a alimentação exclusiva com o leite materno durante os seis primeiros meses, após esse período o pediatra poderá incluir outros alimentos na alimentação da criança, como por exemplo, água, suco, chás, outros tipos de leite, etc.

O bebê pode amamentar e ingerir outros alimentos. Recomenda-se que a criança receba leite materno em média até os dois anos, no entanto, não há um consenso quanto á isso.

amamentação, mães, aleitamento

Dificuldades iniciais da amamentação

Ainda que importante, a amamentação pode ser difícil no inicio para algumas mulheres. Dificuldades quanto à posição, a ansiedade, a quantidade de leite que o bebê ingere, a inexperiência podem aparecer.

Portanto, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar as dificuldades iniciais:

  • Procure a posição mais confortável para você e a criança – A posição mais confortável para amamentar é particular. Assim, não tenha medo de mudar quantas vezes for necessário para encontrar a posição ideal para você e seu bebê.
  • Faça a ingestão de bastante liquido – Uma coisa é certa: você sentirá bastante sede enquanto estiver amamentando. Desse modo, é ideal que você mantenha sempre por perto um copo de leite ou suco de alguma fruta.
  • Segure a mama da maneira correta – Segure a mama com a mão livre, de maneira que o dedo indicador e o polegar. Para fazer o bebê segurar a mama toque o lábio inferior dele com o bico do mamilo. Assim, se ele estiver com fome irá responder ao estimulo abrindo a boca.
  • Certifique-se de que o bebê abocanhe a maior parte da aréola – Pois, os depósitos de leite ficam atrás da aréola. Dessa maneira ele conseguirá sugar uma boa quantidade de leite.
  • Nunca puxe o bico do mamilo da boca do bebê – Puxar o seio quando o bebê ainda esta com a boca fechada pode causar fissuras nos mamilos. Desse modo, a maneira correta é colocar o dedo mínimo na boca da criança e aguardar que ele solte o bico lentamente.
  • Certifique-se que o bebê irá arrotar após a mamada – Para isso, coloque-o no seu coo em posição vertical, ou de bruços no berço. Assim você evitará o risco de aspiração em caso de regurgitamento.

Seguir esses passos irá te ajudar a superar as dificuldades iniciais da amamentação, no entanto, tenha paciência e respeite o seu tempo e do seu bebê, assim essa experiência será mais prazerosa para os dois.