A ultrassom das mamas é um exame preventivo que tem como foco principal identificar quaisquer tipos de lesões, cistos ou nódulos na região.
Trata-se, portanto, de um exame de extrema importância quando o assunto é prevenção ao câncer de mama.
Além disso, é um exame relativamente rápido e indolor, que pode salvar vidas. Entenda um pouco mais sobre o assunto a partir de agora.
Como é feito o exame de ultrassom das mamas
Para a realização do exame, não há necessidade de nenhum pré-requisito. Contudo, recomenda-se que se realize o exame após o período menstrual, já que nessa fase, a mama pode-se encontrar inchada e mais sensível.
Além disso, é possível também o aparecimento de pequenos nódulos que só surgem neste período e que não são prejudiciais à saúde.
A ultrassom é feita como qualquer tipo de ultrassom. Ou seja, o aparelho é passado por toda a região das mamas, onde é possível identificar quaisquer tipos de alteração das mamas.
O tempo para a realização do exame, em média, dura cerca de 10 a 15 minutos, não existindo nenhum tipo de contraindicação.
Para quem indica-se o exame
Indica-se o exame, especialmente, para pacientes mais jovens ou então, para adicionar informações a outros exames, como por exemplo, a mamografia.
Quais os resultados que o exame pode trazer em seu laudo
Após a realização do exame, o profissional emitirá um laudo o qual descreverá quais são os achados do exame. Para isso, há uma padronização do resultado que se dá por meio de categorias que vão do número 0 ao 6. Assim, cada categoria indica uma ação. Veja abaixo:
0 – Quando o resultado de exame aparece com a categoria 0, isso quer dizer será preciso realizar um novo exame, pois o resultado foi inconclusivo.
1 – Esta categoria indica que o exame foi negativo, ou seja, as mamas não apresentaram alterações.
2 – Neste caso, a categoria indica que o exame revelou alterações, mas elas são benignas.
3 – Quando este resultado é apresentado em laudo, isso quer dizer que as alterações encontradas provavelmente são de origem benigna, contudo, é preciso repetir o exame após 6 meses para a confirmação.
4 – Esta categoria indica que os nódulos encontrados são suspeitos, e apesar de provavelmente serem benignos, será necessária a realização de biópsia e repetição do exame.
5 – A categoria 5 indica que alterações graves, provavelmente, nódulos malignos. Deste modo, será preciso a realização de biópsia.
6 – Esta categoria mostra que o nódulo é maligno, portanto, é câncer de mama.
A importância da ultrassom das mamas
O exame de ultrassom das mamas se torna um elemento importante, já que pode identificar alterações na mama que têm chances de serem câncer.
Geralmente, a solicitação para o exame parte do médico especialista no assunto. Neste caso, estamos falando de um mastologista.
Isso mostra que fazer o acompanhamento periódico, principalmente após os 40 anos, é algo extremamente importante para a sua saúde. Por isso, não deixe de cuidar de você.