Nódulos mamários: descubra quais e descubra suas principais diferenças

Os nódulos mamários são pequenos caroços que aparecem na mama da mulher. Em sua maioria são benignos, mas precisam igualmente da atenção ou até mesmo do tratamento de um especialista.

São fáceis de detectar através do toque e podem causar algumas alterações na mama. Sendo assim, pacientes com histórico de câncer de mama na família precisam de atenção redobrada em relação a esses sintomas.

Desta forma, iremos abordar nesse artigo mais sobre os nódulos mamários e suas diferenças. Vale ressaltar a importância do autoexame e da consulta com o mastologista, caso você identifique algum desses sintomas não hesite em consultar um profissional.

Principais causas dos nódulos mamários

Nódulos mamários fibrocísticos

Essa é a causa mais comum quando se trata de nódulos mamários. Assim, aparecem próximo aos períodos menstruais ou quando a mulher esta passando por algum tratamento hormonal, como por exemplo, com medicamentos para a menopausa.

O comum é surgir uma semana anterior ao período menstrual e desaparecer após o fim do período. Dessa forma, acometem uma ou duas mamas e são dolorosos e duros.

Cistos simples

Aparecem com mais frequência  em mulheres mais velhas no período da pré-menopausa, geralmente com idade superior a 40 anos. Embora nódulos mamários em mulheres mais velhas sejam consideravelmente mais preocupantes, raramente se viram câncer de mama.

Não há nenhum tratamento especifico para esse tipo de nódulo, no entanto, ingerir alguns alimentos como cafeína, chá ou chocolate pode deixar o nódulo dolorido.  

Nódulos mamários fibroadenoma

Esse tipo de nódulo mamário é mais comum em mulheres jovens entre os 20 e 40 anos. Assim sendo, provocam crescimento anormal nas glândulas que produzem leite e do tecido da mama.

Tem um formato arredondado e não são fixos em um local, podem se movimentar pela região da mama. Apesar do leve incomodo são indolores.

mulheres, saúde, nódulos, mama

Lipoma

O lipoma é efeito do acumulo de tecido gorduroso nas mamas, não é um caso grave, entretanto, a cirurgia pode ser uma opção para retirar.

Esses nódulos mamários são moles e também podem se mover pela região da mama. Porém, em alguns casos os nódulos podem ser duros, o que os confunde com o câncer de mama.

Infecções que geram nódulos mamários

Algumas infecções, como a mastite que surge durante a gravidez. Sendo assim, provocam a inflamações de ductos e tecidos dentro da mama, o que pode provocar a aparição de nódulos.

Quando pressionados causam dor na mama, e resultar em vermelhidão no local onde esta o nódulo.

mulheres, saúde, nódulos, mama

Mastopatia diabética

Esse é um tipo raro de mastite, são uma inflamação que causa vermelhidão, dor e aparição de caroços na mama que se parecem com o câncer de mama. Assim, como consta em seu nome, essa condição aparece pessoas com diabetes, em sua maioria mulheres.

São nódulos endurecidos que á principio são indolores, e ainda provocam bolhas de pus na pele.