Segundo dados do Instituto Nacional do câncer (INCA), há maior incidência de câncer de mama em idosas. Pois, o avanço da idade por si é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da doença.
Assim, a prevenção além do que realizar a mamografia uma vez por ano. Deste modo os cuidados consistem em um estilo de vida saudável, como manter uma rotina regular de exercícios e seguir uma dieta mais balanceada, por exemplo.
Contudo, ainda que com riscos maiores muitas mulheres não realizam os devidos exames ou acreditam que o tratamento não será eficaz. O artigo abaixo busca desmistificar esta ideia e esclarecer outras duvidas sobre o câncer de mama em idosas.
Maior risco de câncer de mama em idosas
Como citado anteriormente, mulheres idosas – com mais de 60 anos, são mais suscetíveis a desenvolver o câncer de mama. Isso porque ocorre acúmulo de exposições ao longo da vida, além de algumas particularidades como o histórico familiar da mulher.
Segundo estatísticas, a porcentagem de mortalidade por câncer de mama aponta que mulheres com mais de 60 anos tem chance de cura inferior a mulheres mais jovens. Isso ocorre principalmente devido a demora em chegar a um diagnostico e a falta de tratamento.
Há menor frequência de mulheres acima de 70 anos para fazer o exame anual de mamografia, o que como consequência retarda a identificação do tumor. Entretanto, o diagnostico da doença na fase inicial é fundamental para ter mais chances de cura.
Tratamento de câncer de mama em idosas
Nessa idade é comum a família questionar se o tratamento e irá debilitar a saúde da paciente mais do que a própria doença. Porém, de modo geral este pensamento não esta correto. Os tratamentos para o câncer são individualizados e buscam sempre beneficiar aquele que esta sendo tratado.
Em geral, os métodos utilizados se assemelham ao de mulheres mais jovens. Em casos em estágio inicial a mastectomia, acompanhada ou não da reconstrução da mama, são priorizadas.
Há outras opções, como a quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, etc. Entretanto, o profissional irá pesar os pós e contras de cada tratamento de acordo com as particularidades de cada paciente.
Omitir o tratamento pode causar sérias consequências, como por exemplo, diminuir a qualidade e a expectativa de vida.
Cuidados
Assim como em todas as idades, é necessário manter alguns cuidados para evitar o câncer de mama, ou caso ocorra, diagnosticar em fase inicial.
O autoexame é deve ser feito por todas as mulheres ao menos uma vez por mês. Em especial, tumores em mulheres com mais de 80 anos, em 90% dos casos são palpáveis.
Mas vale ressaltar que o autoexame não substitui a consulta com um especialista. Neste sentido, é necessário realizar a mamografia anual, e caso constate qualquer alteração na mama, é fundamental ir ao médico.
Além dos cuidados já citados, pequenos mudanças no dia a dia ajudam a na prevenção. Assim, praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, diminuir o consumo de álcool e cigarro são primordiais para manter a saúde.