A mastologia é uma especialidade médica fundamental para a saúde e bem-estar da mulher. Isso porque no dia a dia, nosso corpo pode mandar sinais que de que precisa de cuidados, mas será que algum deles são motivos para consultar um mastologista?
O médico mastologista é o responsável pela saúde da mama. Deste modo, é ele quem trata doenças como o câncer de mama, por exemplo. Indica-se passar por consulta, ao menos, uma vez ao ano para mulheres que já completaram 35 anos.
Entretanto, algumas pessoas têm dúvidas sobre quando ir ao mastologista, ou até mesmo, para que serve a sua especialização. Por isso, abaixo explicamos melhor sobre essa especialidade e sobre os motivos para consultar um mastologista.
O que é mastologia?
Como dito anteriormente, mastologista é o médico responsável pela saúde das glândulas mamárias. Assim, a definição da Sociedade Brasileira de Mastologia define que “O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata doenças de mama”.
A prevenção ocorre através de diversas perguntas que o profissional fará a paciente, a fim de levantar seu histórico de doenças familiares. Pois é assim que identifica o risco do desenvolvimento de doenças, como o câncer de mama.
Para chegar ao diagnostico, o médico analisa as queixas da paciente. Além disso pode a submeter a exames físicos ou não, como a mamografia, ressonância magnética das mamas, ultrassonografia mamária, e até mesmo, biópsia da área suspeita.
Uma vez com o diagnóstico, é hora de começar o tratamento. Esse então se realiza de acordo com o tipo de patologia que a paciente tem. Entretanto, é fundamental que, para iniciar um tratamento, o médico ouça a paciente e respeite suas vontades e opiniões.
Motivos para consultar um mastologista:
Vale reforçar que as consultas com um mastologista são recomendadas à mulheres a partir dos 35 anos, pelo menos uma vez ao ano. Existem algumas exceções, por exemplo, mulheres com histórico de câncer na família, menstruação precoce, ou idade acima dos 40. Deste modo, o profissional designará as consultas.
Ainda que se conheça mais, o câncer de mama não é a única doença que pode atingir a mama, como por exemplo:
– Assimetrias;
-Nódulos;
– Mastite (Bactérias que podem surgir durante amamentação, causando inflamação na mama);
– Ginecomastia (Crescimento incomum nas mamas masculinas)
4 motivos para consultar um mastologista:
1 – Nódulo Palpável: um dos motivos para consultar mastologista
Em alguns casos, pode apontar a existência de uma massa benigna na mama ou algo mais sério, como, por exemplo, um tumor maligno. Os nódulos cancerosos são massas duras, espessas e com contornos mal definidos. Portanto, esse for o caso, não hesite em procurar um especialista.
2 – Vermelhidão
Normalmente, a pele que possui pele vermelhidão é fria e não tem dor. Esse sintoma pode indicar a presença de um carcinoma mamário, ou sarcoma mamário, que consiste no entupimento dos vasos linfáticos pelas células cancerígenas, ocasionando a vermelhidão.
3 – Aumento da mama
Quando ocorre o aumento da mama sem nenhuma ligação com o ciclo menstrual ou gravidez, é preciso procurar um especialista. Pois assim, ele pode indicar uma alteração funcional benigna da mama (AFBM), ou algo mais grave como um tumor maligno.
4-Secreção mamilar
Qualquer secreção do mamilo deve ser investigada mais afundo. Através de exames, o mastologista poderá dizer se existe alguma célula cancerígena ou não. Mas, em todos os casos, é necessária a avaliação de um profissional.
Se você notar alguns desses sintomas ou alguma alteração incomum nas mamas, não hesite em procurar por um mastologista.