Ficar doente não é fácil, principalmente se esta doença for o câncer, pois ela afeta não somente o corpo físico, mas também, a autoestima e à disposição da paciente. É natural, nesse sentido, que muitas fiquem desanimadas e que tenham tendências a gerar algum transtorno. Por isso, tratamento psicológico e câncer precisam andar juntos.
Entender que não se trata apenas de sarar o corpo, mas manter a mente sadia, é tão importante quanto todas as sessões de quimio, radio ou até mesmo, a cirurgia. Contudo, às vezes, a própria paciente bem como, sua família, ignoram isso e acabam sofrendo ainda mais.
No post de hoje, vamos falar mais sobre como o tratamento psicológico pode ajudar na luta contra o câncer.
Veja aqui: a relação entre tratamento psicológico e câncer
Tratamento psicológico: quando começar?
Quando a paciente recebe o diagnóstico positivo para câncer de mama, isso já é um impacto muito grande, mesmo que o médico já tenha levantado esta hipótese.
Além disso, são muitas informações para processar. Novos procedimentos, mudança na rotina e a consciência de que ela precisa ser forte.
Assim, o tratamento psicológico deve começar logo na descoberta do câncer, pois isso vai permitir que a paciente entenda e aceite melhor o que está acontecendo com ela.
Por outro lado, são muitas coisas a resolver, e nem sempre este tratamento pode começar imediatamente, uma vez que a paciente pode passar por um procedimento cirúrgico ou começar as sessões de quimioterapia o quanto antes, o que vai mudar completamente o seu ânimo.
Antes, contudo, é preciso pensar nas vantagens que o tratamento pode trazer, então, veja quais são:
Aceitação e compreensão da doença
Aceitar e compreender que se está doente, não é algo fácil, ainda mais se isso for mudar a sua vida por completo, pelo menos por um tempo.
Então, ir ao psicólogo pode ajudar a paciente, e também a família, a entender melhor o que está acontecendo.
Lidar com a imagem
A percepção de si mesma e das outras pessoas muda bastante, afinal, os efeitos da quimio e radio influenciam diretamente no organismo. Então, a paciente precisa de ajuda profissional para entender isso.
Orientação para a família
A doença de uma pessoa afeta não somente ela, como também, toda a sua família. Por isso, é tão importante que os indivíduos mais próximos também passem por consultas com o psicólogo de modo que consigam ter saúde mental para oferecer apoio emocional de qualidade à paciente.
Por fim, é importante ressaltar que o tratamento psicológico para pessoas com câncer não é algo isolado, muito pelo contrário, o psicólogo deve trabalhar em conjunto com toda equipe para a fim de que consiga obter os melhores resultados.
O que a paciente precisa saber, no entanto, é que esse é uma passo importante para saber lidar com a sua doença e por isso, não deve ignorá-lo.