Câncer de mama poder ser hereditário?

A hereditariedade pode ser uma benção ou uma maldição, e uma coisa é fato: não se pode fugir dela. Seja pelas características físicas como a cor dos olhos, dos cabelos e altura, ou até mesmo aspectos relacionados à saúde. Assim, uma dúvida comum que surge entre as mulheres é se o câncer de mama é hereditário.

Como uma doença com muitas chances de cura, principalmente se descoberta no início, ela acomete milhares de mulheres no Brasil e no mundo, e isso pode ser uma preocupação entre mulheres mais jovens e mais velhas, uma vez que muitas delas tiveram, ou tem, uma pessoa próxima, como uma mãe ou avó que sofreu, ou ainda sofre, com este tipo de câncer.

Assim, com o objetivo de entender mais sobre o assunto, trouxemos informações relevantes, entenda mais a partir de agora.

Veja aqui: câncer de mama é hereditário?

Causas do câncer de mama

Como qualquer outro tipo de câncer, o câncer mama possui fatores externos, relacionados ao estilo de vida e alimentação, por exemplo, mas também fatores hereditários.

A doença ocorre em decorrência de uma alteração genética, contudo não é tão simples determinar precisamente sua natureza.

Nesse sentido, é importante então entender os números. Estima-se que 12% das mulheres do mundo terão, em algum momento de sua vida, câncer de mama. Dentre estas mulheres, 27% terão a doença em razão da hereditariedade.

Deste modo, a mulher que possui casos da doença na família deve sempre estar atenta. Porém, aquelas que não possuem também devem se cuidar, uma vez que existem outros fatores que influenciarão no surgimento da doença, pois 73% dos casos da doença no mundo ocorrerão em detrimento das alterações genéticas que acontecerão ao longo da vida.

câncer de mama

Aspectos da doença que são considerados como hereditários

Existem alguns aspectos da doença que ao ocorrerem revelam a possibilidade de que a doença tenha, majoritariamente, um fator hereditário, são eles:

  • Surgimento e diagnóstico da doença antes dos 50 anos de idade;
  • Ocorrência do câncer em mais de um local no corpo da mulher, por exemplo, neoplasia nas duas mamas;
  • Membros da família que possuem a doença;
  • Diferentes gerações com diagnóstico de câncer.
câncer

Assim, caso a maioria destes aspectos se apresentem, é possível que a paciente busque ajuda médica para verificar se a doença possui uma raiz hereditária.

O benefício de se identificar a possibilidade de se saber se o câncer de mama é hereditário, consiste no fato de que outros membros da família poderão realizar um mapa genético a fim de descobrirem se também possuem genes com estas característica.

Uma vez que essa identificação é realizada, se torna possível tomar algumas medidas para evitar o surgimento deste câncer.

Deste modo, é sempre importante que você, mulher, esteja atenta às alterações do seu corpo e investigue sua árvore genética, sempre com o intuito de preservar a sua vida.