O climatério trata-se do princípio de uma fase que pode ser um tanto quanto difícil para as mulheres: a menopausa, pois é nessa fase que vários sintomas desagradáveis tomam conta do organismo feminino. Mas será que existe realmente uma relação entre climatério e câncer de mama?
Um estudo recente, publicado pela Collaborative Group on hormonal Factors in Breast Câncer, que inclui nomes renomados, inclusive da universidade de Oxiford, revelou que mulheres no climatério estão tendo câncer de mama.
Por que isso está acontecendo? Esta resposta você vai ter agora, lendo este post. Por isso, convidamos você a ficar até o final e não perder nenhuma das informações.
Climatério e câncer de mama: existem riscos?
Por que mulheres no climatério estão desenvolvendo câncer de mama?
Em primeiro lugar, antes de causar qualquer tipo de preocupação, sem necessidade, é importante destacar que o climatério em si não causa câncer de mama. Mas o que então acontece?
O fato é que, por este ser um período em que a mulher começa a sofrer alterações hormonais drásticas, que incluem irritação, calor excessivo, pele ressecada e falta de lubrificação, entre outros, é natural que a mulher busque por algum tipo de tratamento para amenizar estes sintomas.
Assim, muitos médicos receitam a chamada, e conhecida, reposição hormonal, mas é aí que está o perigo.
De acordo com o estudo acima citado, mulheres entre 50 e 69 que realizam terapia hormonal tem 6,3% mais chances de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não fazem este tipo de tratamento.
Além disso, mesmo após a interrupção da terapia, o risco de que a doença apareça, ainda segundo o estudo, permanece por 10 anos.
Então a terapia hormonal está proibida?
Muitas vezes, o desespero para obter o alívio dos sintomas do climatério faz com que a mulher queira a qualquer custo encontrar a solução mais rápida. E isso não quer dizer que ela não possa fazer a terapia hormonal, no entanto, é preciso que ela saiba dos riscos que corre.
Esta é uma opção de tratamento, que embora aumente os ricos do aparecimento de câncer de mama, pode ser a melhor alternativa em alguns casos. Por isso, é importante que a mulher, em conjunto com o seu médico, decida o que é melhor.
Tratamentos alternativos
Caso a mulher não deseje realizar a terapia hormonal, é importante que ela saiba que existem tratamentos alternativos que podem ajudar a aliviar os sintomas.
Deste modo, é possível realizar algumas ações que amenizam os sintomas como, por exemplo:
- Prática regular de exercícios;
- Alimentação adequada;
- Uso de medicamentos fitoterápicos.
Neste contexto, é importante destacar que climatério e câncer de mama só tem relação direta em se tratando de terapia hormonal. Portanto, se você já está neste período, não precisa se preocupar, apenas busque orientação médica adequada, faça os exames periódicos necessários e cuide-se.
Buscar o bem estar em qualquer fase da vida também é algo que vai ajudar a prevenir o câncer, mas certifique-se de que fará isso de maneira consciente.