O que mastologia consultório e centro cirúrgico tem em comum? Muito embora algumas pessoas já conheçam mais sobre esta especialidade, ainda existem questões a serem respondidas.
Fato é que a mastologia trata-se de uma especialidade onde o profissional tem como função primordial proporcionar tratamento e prevenção de doenças relacionadas à mama, entre elas, o câncer.
Assim, o mastologista é um profissional multifacetário, uma vez que precisa conciliar sua rotina entre estes dois lugares: consultório e centro cirúrgico.
Leia agora: Mastologia consultório e centro cirúrgico
A rotina do mastologista
A mastologia é uma profissão que exige dinamismo. Isso porque o mastologista precisa saber se dividir entre diversas funções.
Uma vez que a mulher chega ao seu consultório, ela vem com várias dúvidas e anseios, pois o câncer de mama é ainda uma doença que assusta.
Então, o primeiro papel deste profissional é o de acolhimento desta paciente, fornecendo-lhe apoio para que possa entender o que acontece com o seu próprio corpo bem como, garantir que ela compreenda sobre os mais diversos tratamentos e prevenções que possam existir.
Além disso, o mastologista precisa fazer o acompanhamento ambulatorial destas pacientes. Assim, isso é algo que requer um bom tempo de sua rotina.
Entre uma paciente e outra, estudo…
Se você leu o nosso artigo “O que esperar da mastologia para os próximos anos” sabe que os procedimentos relacionados à esta profissão estão avançando cada vez mais. Deste modo, o mastologista precisa estar atento a tudo isso, buscando encontrar soluções eficazes para o tratamento de suas pacientes.
Assim, é possível afirmar, com toda certeza, que este profissional precisa a todo momento estar atualizado e reciclar seu conhecimento, sempre com o foco de salvar o máximo de vidas possível.
Mastologia consultório e centro cirúrgico: foco nos tratamentos
Além de tudo o que foi dito, é preciso que o mastologista também tenha conhecimento sobre os tratamentos relacionados ao câncer de mama.
Assim, entram nesta lista: oncologia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, entre muitos outros.
Deste modo, ele precisa ser especialista em diversas áreas, entre elas: cirurgia geral, cirurgia plástica, genética, radiologia, endocrinologia, etc.
É preciso que este profissional tenha conhecimento completo sobre a biologia molecular que tem as doenças mamárias, para que possa oferecer o melhor à suas pacientes.
Locais de atuação
Quando se fala de mastologia consultório e centro cirúrgico, é possível afirmar que o mastologista pode atuar tanto dentro de uma clínica, quanto em centro cirúrgicos bem como, em hospitais públicos e universitários.
A especialidade vem crescendo timidamente, uma vez que atualmente existem no Brasil 1.800 profissionais registrados na Sociedade Brasileira de Mastologia. Por isso, é importante falar sobre esta profissão de tanta importância.
Desta forma, é possível concluir que o mastologia consegue reunir conhecimentos tanto clínicos/ambulatoriais, quando do centro cirúrgico. Por isso, é importante que ele invista em conhecimento para que domine sua área de maneira categórica.
Afinal de contas, a vida de muitas pessoas está em suas mãos.