O tabagismo é um dos principais fatores de risco para um dos diagnósticos de doenças das mamas com mais incidência o (câncer de mama). Portanto, entenda.
Em primeiro lugar, a mama é uma das áreas em que as mulheres precisam dar uma atenção especial. Dessa forma, existem várias doenças das mamas que quando tratadas no início, aumentam muito as chances de cura e de um tratamento menos invasivo. Mas, existem também os fatores de risco que causam o aumento nas chances para desenvolver essas doenças.
Assim, um desses fatores é o tabagismo, pesquisas afirmam que mulheres que fumam pelo menos um maço de cigarros diariamente há dez anos, têm cerca de sessenta por cento a mais de chances de desenvolver o câncer de mama. Portanto, vamos entender de que forma o tabagismo influencia no câncer de mama, e quais as principais doenças das mamas.
Tipos de doenças das mamas
A saúde feminina é uma questão muito importante. Assim, são vários diagnósticos que podem ser feitos precocemente, se a paciente seguir uma rotina de exames preventivos, e fizer um acompanhamento regular com o médico mastologista. Dessa forma, vamos entender as principais patologias mamárias e a diferença entre cada uma delas.
- Cisto mamário; Conhecido também por displasia mamária e descrito pelas pacientes como uma bolha de água, na maioria das vezes são alterações benignas. Portanto, em grande parte dos casos não é câncer e nem corre o risco de se tornar um câncer. Geralmente a paciente não tem sintomas e o cisto tende a desaparecer com o tempo.
- Nódulo nas mamas; Os nódulos ou caroço nos seios são massas sólidas que podem ser detectadas no auto exame ou em resultados de exames de imagem como, por exemplo: a mamografia, ultrassom e ressonância. Assim, os nódulos mamários podem ser classificados em benignos ou malignos. Portanto, quando há um diagnóstico de nódulo o médico mastologista deve acompanhar sua evolução e investigar a sua causa.
- Dor nas mamas; Conhecida pelo termo médico mastalgia, atinge mais de setenta por cento das mulheres no mundo. A mastalgia tem como causa inúmeros fatores à maioria deles são alterações benignas. Mas, também pode indicar uma das doenças das mamas. Portanto, é essencial o acompanhamento regular com o mastologista em casos de mastalgia persistente.
- Mastite; É um tipo de infecção mamária comum em mulheres que estão em fase de amamentação.
Tabagismo como ele influência no desenvolvimento do câncer de mama?
Pesquisas afirmam que o tabagismo esta relacionado a vários tipos de cânceres como, por exemplo: O câncer de boca, pâncreas, laringe, faringe e principalmente pulmão. No entanto, foram realizados estudos que comprovaram que mulheres que fumam têm mais chances de desenvolver o câncer de mama com o passar dos anos do que pacientes que não fumam.
Isso acontece porque ao fumar você ingere cerca de 4700 substâncias. Portanto, muitas dessas substâncias são cancerígenas. O câncer de mama é uma das doenças das mamas que mais preocupam as mulheres. Por ser um dos tipos de câncer com mais incidência de óbitos.
Mas, graças aos programas de incentivo para exames preventivos como (a mamografia), esse número tem diminuído a cada ano.
Como prevenir as doenças das mamas?
Em primeiro lugar, é muito importante o acompanhamento regular com o médico mastologista. Além do acompanhamento, fazer o auto exame ajuda a diagnosticar de forma precoce qualquer alteração nas mamas.
Portanto, não podemos deixar de mencionar a importância da mamografia, esse exame deve ser feito anualmente ou uma vez a cada dois anos. Assim, você consegue aumentar suas chances de cura em casos de doenças das mamas graves e facilitar um tratamento mais eficaz.