Muito se vê na mídia sobre as campanhas do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Mas, você sabe como surgiu esse movimento, e por que ele é tão importante mundialmente?
Essa campanha visa informar e conscientizar as pessoas para identificar os sinais do câncer de mama. Os resultados alcançados serão muito melhores dessa forma, pois um tratamento precoce pode ser feito.
Esse movimento surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos. Alguns estados isolados começaram a fazer campanhas a respeito do câncer de mama. Foi apenas quando o congresso nacional reconheceu o mês de outubro como o mês da prevenção que o Outubro Rosa começou a tomar as proporções do que conhecemos hoje.
O movimento chegou no Brasil em 2002, mas só ganhou força em 2008. Isso se deu quando diversas cidades abraçaram a causa e promoveram eventos relacionados ao Outubro Rosa.
A importância dessa ação segue relevante mesmo depois de vários anos. O câncer de mama infelizmente ainda é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo inteiro.
Continua em alta no Brasil o número de mortes causadas por essa doença. Isso se dá especialmente pelo diagnóstico tardio, problema que as campanhas do outubro rosa lutam para que acabe.
Outubro rosa: objetivos da campanha
Essas campanhas geralmente tem como objetivo chamar atenção para a doença. Também, visam levar o máximo de informação possível para quem precisa.
É muito recomendado também a visita a mastologistas durante o outubro rosa . Esses são os profissionais mais indicados para tratar desses casos e dar todas as recomendações necessárias.
Além disso, é ressaltada a importância da mamografia, que é um exame muito eficiente para a detecção do câncer de mama. Mulheres com mais de 40 anos devem realizar a mamografia anualmente. Esse exame ajuda a detectar o câncer nos estágios iniciais, reduzindo assim os óbitos.
É muito importante detectar o câncer de mama no início, porque as chances de cura são consideravelmente maiores. Além disso, o tratamento nessa fase pode ser bem menos agressivo ou cirúrgico.
O exame de toque também é muito disseminado durante o outubro rosa, juntamente com a mamografia. Esse exame se resume a um toque nas mamas que pode ser feito em casa, em frente ao espelho. Ele pode ajudar a mulher a identificar nódulos que devem ser investigados. É necessário consultar um mastologista no sinal de qualquer coisa estranha.
É consenso geral que o outubro rosa é uma campanha muito importante. Ela possui um nobre objetivo, e deve ser compartilhada com o maior número possível de pessoas.
A conscientização do mês do outubro rosa diz respeito a você sim, seja você homem ou mulher, jovem ou mais velho!
Ter um mês dedicado a dar dicas de prevenção é muito importante, mesmo que essa doença afete a tantos o ano inteiro. É essencial incentivar a população a buscar tratamento cedo. Dessa maneira, as taxas de pessoas que são vencidas pela doença diminuem.