Mamografia: Ajuda a salvar vidas? Vamos entender o que é? E a importância desse exame na prevenção e no tratamento precoce do câncer de mama.
Em primeiro lugar, a mamografia é um exame de imagem feito para prevenir ou detectar precocemente o câncer de mama. Deste modo, comprovou-se que realizar esse exame reduziu em 20% as mortes causadas pelo câncer de mama.
Para mulheres acima dos 40 anos de idade, indica-se realizar o exame anualmente ou a cada dois anos. Do mesmo modo, também pode ser feito por orientação médica, caso haja alguma suspeita ou histórico familiar. Há chances de cura em até 95% dos casos, em que, o diagnóstico é feito precocemente.
Caso o exame seja realizado antes da idade sugerida, ele pode apresentar um falso positivo, por conta da densidade das mamas. Sendo assim, infelizmente, a paciente acaba tendo que se submeter á procedimentos como biópsia ou cirurgias sem necessidade.
Como é feito o exame?
Em primeiro lugar, a paciente deve ficar em pé, em frente ao mamógrafo. O mamógrafo é um aparelho feito á base de duas placas. Que irão pressionar as mamas na posição vertical ou horizontal. Desta forma, os seios serão comprimidos para que o tecido mamário se espalhe e o médico tenha uma visão mais nítida.
Durante o exame a paciente deve ficar imóvel, procedimento parecido com tirar um Raio- x. Nesse caso um Raio- x das mamas. Logo após, deverá aguardar alguns minutos para que o técnico lhe entregue o exame. Caso o técnico note alguma imagem distorcida ou algo que seja difícil de identificar, a paciente irá repetir o exame.
Tipos de Mamografia:
Existem três tipos de mamografia:
1- Convencional
2- Digital
3-Mamografia 3D
Convencional: A maior diferença entre as mamografias é o local onde, observam-se as imagens, no caso da mamografia convencional será em uma chapa de Raio- x.
Digital: Com esse método de exame, é possível substituir a tradicional chapa por um chip digital. Dessa forma, permitindo que as imagens sejam vistas e analisadas diretamente de um computador.
Mamografia 3D: Com o avanço da tecnologia, esse tipo de mamografia tem uma resolução melhor de imagem. Permitindo que a mama seja, vista em várias camadas. Assim, obtendo um diagnóstico mais preciso, evitando um maior número de falsos negativos.
Mamografia Salvando Vidas
Somente é possível diagnosticar o câncer de mama realizando a mamografia. Especialistas afirmam, que além de diagnosticar o câncer em estagio inicial, também se consegue detectar o tumor com antecedência de um ano e meio há 4 anos. Antes que, se torne clinicamente evidente.
As chances de cura aumentam em quase cem por cento, quando a paciente realiza o tratamento precoce. A recuperação física e mental logo após, o tratamento também é muito mais rápida, quando o câncer de mama é descoberto no início. Sendo assim, a mamografia é muito importante para salvar vidas.
O programa Outubro Rosa acontece anualmente, para incentivar as mulheres a realizarem a mamografia. O auto exame também é muito importante. Por fim, faça o acompanhamento anual preventivo com o seu médico. Assim, você diminui os riscos do diagnóstico positivo para câncer de mama.